https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/issue/feed Kairós 2024-07-29T16:26:14-03:00 Renato Moreira de Abrantes periodicos@catolicadefortaleza.edu.br Open Journal Systems <p>A Kairós é uma revista interdisciplinar da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) que se volta à divulgação de artigos científicos, resenhas e traduções, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, com titulação mínima de <u>Especialistas (mesmo para coautor)</u>. Seu público-alvo são docentes, discentes e interessados, de modo geral, nas Ciências Humanas, bem como em suas discussões e marcos teóricos. Para tanto, o periódico conta com um Comitê Científico reconhecido em sua área de atuação.</p> https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/557 Editorial 2024-07-27T13:05:15-03:00 Os editores xxx@gmail.com <p>Editorial da <em>Kairós: Revista Acadêmica da Prainha</em> (v. 20, n. 1)</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/539 Berkeley e Piaget: similaridades entre o princípio imaterialista e o fenômeno da permanência do objeto 2024-04-30T18:47:14-03:00 Matheus de Sousa Paula Sarmento math.sarmento@gmail.com <p>Neste artigo trabalhamos, inicialmente, as noções teóricas de George Berkeley e seu Imaterialismo. Em particular, nos debruçamos sobre o raciocínio que o levou até a sua famosa máxima imaterialista: <em>ser é perceber e ser percebido.</em> Com esse caminho trilhado, partimos para investigar os elos potenciais entre essa conclusão epistemológica e o conceito da Permanência do Objeto, proposto por Piaget em seus escritos acerca da mente da criança. As consequências desse possível elo, especialmente os ecos do Egocentrismo Infantil dentro do Imaterialismo, são aqui discutidos. Os elos de semelhança que buscamos costurar entre Berkeley e Piaget transpassam como os dois veem a mente humana e sua relação com a linguagem, assim como trabalha o papel da representação mental no pensamento dos dois autores. Será que, mesmo separados por dois séculos, pode-se encontrar ecos da filosofia da mente de Berkeley nas conclusões de Piaget? Para investigar essa questão, mergulhamos nas obras tanto de Berkeley quanto de Piaget, lançando mão de exemplos sempre que possível, no meio desse percurso.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/523 Consciência, dualismo e propriedades 2024-03-15T19:03:46-03:00 Daniel Borgoni dborgoni@hotmail.com <p>O dualismo de propriedades é a tese segundo a qual existe dois tipos essencialmente diferentes de propriedades no mundo. De um lado temos corpos e cérebros, explicáveis e constituídos por propriedades físicas. De outro, temos a mente, especificamente a consciência, que pode ser totalmente explicada somente se recorrermos a propriedades mentais irredutíveis a propriedades físicas, ou propriedades fenomênicas. O objetivo deste artigo é elucidar e defender o dualismo de propriedades. Para isso, apresento e discuto algumas teses a ele associadas, assim como seus problemas, e argumento a favor do dualismo de propriedades por meio da defesa do argumento do conhecimento contra algumas objeções a ele opostas.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/533 Duração e consciência em Bergson: sobre os limites da redução científica 2024-04-28T15:14:41-03:00 Pablo Antonio Pelizza pablo.a.pelizza@gmail.com <p>Este artigo investiga a concepção de duração em Bergson e suas implicações para a compreensão contemporânea da consciência, particularmente no contexto das dificuldades enfrentadas pelas ciências em reduzir esse fenômeno complexo. Inicialmente, exploramos os principais elementos da teoria bergsoniana da duração da consciência, incluindo sua irredutibilidade ao cérebro correspondente, sua natureza contínua e progressiva, sua heterogeneidade qualitativa e uma crítica sucinta ao associacionismo. Por meio desta análise, destacamos a duração como uma característica fundamental da consciência, especialmente na interação mente-cérebro. Em seguida, levantamos a questão: a dificuldade das ciências contemporâneas em reduzir a consciência pode ser elucidada pela noção de duração em Bergson? Embora reconheçamos a importância do avanço científico nesse domínio, Bergson argumenta que a compreensão genuína da consciência requer uma abordagem filosófica, uma vez que o impulso inicial para tal investigação emana da experiência humana interior. Assim, a questão da consciência permanece não apenas como um desafio científico, mas também como um problema filosófico profundo, exigindo uma reflexão contínua e uma correção de curso filosófica a partir dos avanços da ciência.</p> 2024-07-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/516 How Kan's response to empiricism uncovered the complex structure of human cognition: a phenomenological study of mental content 2024-02-17T06:06:08-03:00 Lucas Vollet luvollet@gmail.com <p>Restoring the epistemological foundation of natural science through the identification of the synthetic unity of modal and counterfactual representations – those that presume the necessary character of the restricting possibilities of the empirical world – was Kant’s principal goal in opposing Hume. But in order to do so, he had to significantly alter the empiricist theory of human cognitive capacity such that the idea of mind was no longer captured by a narrow definition of psychologism. Not only did he develop new explanations for synthetic or contentistic inferences (which were later technically developed by nonclassical intuitionistic logical theories), but he also advanced the philosophy of mind toward an idealized representation of mental structures by extending our psychological knowledge to complex theories about the correlation between a priori concepts and intuitions. We will outline Kant’s trajectory in this regard in the Critique of Pure Reason, including his absorption by Husserl’s phenomenology in the nineteenth century, and offer conclusions regarding how these theories anticipated semantic solutions on the content of intentionality and mental content.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/473 O Mito de Jones: uma alternativa pragmática para o conceito de episódios internos 2023-06-21T16:55:47-03:00 Paulo César Oliveira Vasconcelos paulocesaroliveiravasconcelos@gmail.com <p>O presente <em>paper</em> tem como tarefa apresentar as discussões em filosofia da mente propostas pelo filósofo norte-americano Wilfrid Sellars (1912-1989), o texto não apresentará um compêndio sobre os problemas mais gerais da filosofia da mente, apenas os problemas de Sellars serão abordados, aqueles problemas que decorrem diretamente das concepções e posicionamentos de sua filosofia, sobretudo os comprometimentos teóricos gerados por sua crítica ao <em>Mito do Dado</em> (<em>Giveness</em>). Tentar-se-á explicar como Sellars responde as seguintes questões: O que são episódios internos? Como explicar a existência de tais episódios sem recorrer aos <em>qualia</em> mentais? E assim responder o que são pensamentos? Sellars consegue demonstrar como é possível admitir-se que conceitos pertencentes a episódios internos são essencialmente intersubjetivos, embora não sejam traduzíveis em comportamentos verbais públicos. Além disso, consegue demonstrar que o acesso privilegiado a esses episódios é uma dimensão desses conceitos que pressupõe a intersubjetividade e que a privacidade desses episódios não é absoluta.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/518 O retorno à explicações teleológicas: Thomas Nagel e Aristóteles 2024-02-17T16:16:31-03:00 Sâmara Araújo Costa samara.araujo@gmail.com <p>Neste trabalho pretendo mostrar como o confronto com o materialismo reducionista de Thomas Nagel o fez voltar a defender concepções e explicações teleológicas advindas da teoria aristotélica. Nagel defende que deva existir uma ordem natural como tentativa de inteligibilidade que para além da explicação pelo viés da ciência física, deve conter outros elementos, ou seja, suspeita que deva incluir elementos teleológicos. É aqui que pretendo comparar a noção teleológica na argumentação de Nagel e de Aristóteles. Para além disso, incluirei como Aristóteles e Nagel entenderam ideias pampsiquistas e mostrarei que a teoria aristotélica não é pampsiquista, como alguns pensam.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/558 Uma aproximação entre as filosofias de Ernst Cassirer e Wilfrid Sellars 2024-07-27T22:24:22-03:00 Ivânio Lopes de Azevedo Junior xxx@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo aproximar, programaticamente e em linhas gerais, as filosofias de Ernst Cassirer e Wilfrid Sellars. São dois pensadores que, apesar de estarem em tradições diferentes, possuem influências teóricas comuns, bem como aspectos sistemáticos que sugerem seguir orientações aproximadas. O texto está dividido em dois momentos principais. Inicialmente, dialogo com um artigo recém-publicado pelo professor Tobias Endres, da Universidade Técnica de Braunschweig, intitulado Ernst Cassirer’s Influence on the Philosophy of Wilfrid Sellars, à luz desse trabalho, irei apontar e comentar algumas das pistas históricas e textuais que justificariam uma possível influência do pensador neokantiano sobre o fundador da escola de Pittsburgh, limitando-me aqui aos aspectos mais “externos” e contextuais. Em seguida, passo ao exame de um aspecto mais sistemático, a saber, daquilo que podemos assumir como um “ponto de contato” entre a filosofia de Cassirer e os trabalhos de Sellars, dentre os quais destaco o seguinte: para ambos, a questão da significação sobre a qual se assenta a relação entre mente e mundo é tratada em termos funcionais.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/534 Uma investigação acerca da possibilidade de agência em sistemas artificiais 2024-04-29T11:41:34-03:00 Camila da Cruz Silva camilamingroni1993@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo investigar, no contexto das tecnologias informacionais emergentes, a possibilidade de sistemas artificiais serem inseridos na categoria de agentes. Para realizar o objetivo proposto explicitaremos as condições que permitem classificar um sistema artificial enquanto agente, apresentando assim, uma análise acerca do conceito de agência tanto em teorias da ação consideradas como padrão, que têm como ponto comum a noção de ação intencional, como em teorias alternativas da agência, que não pressupõe, necessariamente, funções cognitivas de segunda ordem. Em um segundo momento investigaremos a noção de autonomia, na medida em que esta é uma característica fundamental da atribuição não trivial de agência. Por fim, procuraremos mostrar que sistemas artificiais que forem capazes de ir além de sua programação inicial, na medida em que aprendem com a própria experiência e altera o rumo de sua ação como resultado de tal aprendizagem, podem ser inseridos na categoria da agentes autônomos dentro de condições e contextos específicos.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/507 DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Dichiarazione “Fiducia supplicans” sul senso pastorale delle benedizioni del Dicastero per la Dottrina della Fede 2023-12-28T04:27:07-03:00 Paulo Afonso Tavares jor.pauloafonso@gmail.com <p>O Dicastério para a Doutrina da Fé, antigo Tribunal da Inquisição ou o Santo Ofício, presidido pelo cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, publicou no dia 18 de dezembro de 2023, a declaração <em>Fiducia supplicans</em>, com tradução para o português: <em>Confiança suplicante</em>. A declaração, mesmo aprovada pelo Papa Francisco, foi assinada pelo Cardeal Víctor Manuel Fernández, mas não é um documento de sua autoria. A última declaração publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé foi há 23 anos, com o <em>Dominus Jesus</em>, sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja. A <em>Fiducia supplicans</em> aprofunda o tema das bênçãos, distinguindo-as entre as rituais e as espontâneas, categoria na qual podem ser contempladas pessoas que não vivem conforme as normas da doutrina moral da Igreja, como casais em situação irregular ou pessoas do mesmo sexo que vivem uniões conjugais.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/556 Conteúdo integral 2024-07-26T22:56:58-03:00 Os autores xxx@gmail.com <p>Conteúdo integral da <em>Kairós: Revista Acadêmica da Prainha</em></p> 2024-07-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/511 As cotas raciais nas universidades públicas: precisam continuar? 2024-05-03T14:36:21-03:00 Josefa Neves Rodrigues jnrodrigues62@gmail.com <p>Este artigo problematiza o resultado parcial da tese “Políticas Afirmativas no Brasil: Cotas Raciais nas Universidades Federais Brasileiras (2004-2018)”, vinculada ao Programa Educação, História, Política, Sociedade (EHPS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cuja pesquisa da referida tese recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com embasamento teórico em Adorno, Boudieu, Candau, Carvalho, Dávila, Fernandes, Foucault, Hall, Hasenbalg, Mananga, Milton Santos e outros, além de documentos oficiais das universidades pesquisadas. Identificou-se que as Políticas de Ação Afirmativa são intrínsecas às lutas históricas dos movimentos negros e sociais, e foram determinantes para o acesso de negros, pardos e indígenas às universidades federais, sobretudo após a sanção da Lei 12.711/2012, mas sem atingir essa proporcionalidade na sociedade brasileira, aspecto que demanda a continuidade das políticas de ação afirmativa até que se concretize essa equidade.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/451 A "vida fática" perante os princípios metodológicos de indício formal e a virada situacional na Fenomenologia da vida religiosa de Martin Heidegger 2023-02-09T14:40:27-03:00 Wesley Sousa wesleysousa666@outlook.com Paulo Ricardo Silva pricardo_psi@hotmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo discutir o problema metodológico da fenomenologia do jovem Heidegger na obra <em>Fenomenologia da vida religiosa </em>(1920/1921). Explicitar-se-á o retorno a situação fática, a qual caracteriza o cristianismo primitivo, analisada, por exemplo, nas <em>Epístolas de Paulo aos </em><em>Tessalonicenses</em>. Em vista disso, dois momentos serão fundamentais, a saber, a inversão da <em>situação histórico-objetiva</em> para a <em>situação histórica-realizadora</em>, bem como, o conceito de <em>indício formal</em> (<em>formale Anzeige</em>). Desta forma, explicitaremos como método algo distinto de um simples instrumento, mas algo decisivo para acessar a realidade primeira da vida. Em vista disso, será investigada a virada da <em>situação histórico-objetiva</em> para a <em>situação histórico-realizadora</em>, a qual poderá ser mostrada na experiência fática da vida e que deverá ser tomada por um termo fenomenológico que pertença à compreensão realizadora. Já o <em>indício formal</em>, possibilitará a construção de novo conceito de filosofia, denominada como ciência originária ou como hermenêutica da faticidade que se distinguirá dos ideais da objetivação científica.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/559 O conceito de natureza humana em Antônio Vieira a partir das representações de escravidão no Novo Mundo 2024-07-27T23:07:59-03:00 Victor Nojosa de Oliveira xxx@gmail.com <p>O presente trabalho pretende apontar uma teoria antropológica que dê consistência a natureza humana, suas faculdades e sua autonomia a partir do pensamento do Padre Antônio Vieira. Na era moderna, durante o período da expansão marítima europeia para o Ocidente, a filosofia e a teologia moral na Península Ibérica estavam debruçadas em debates jurídicos sobre a legitimação da ocupação das terras da América e a escravização dos seus habitantes. Diante dos mal-entendidos antropológicos e culturais levantados entre os europeus e o Novo Mundo, e que se estenderam até o contexto de Vieira, propomos aqui uma análise sobre a universalidade da natureza humana, problematizando não somente as representações dos povos ameríndios, como também dos escravos africanos. Exporemos não somente a exaltação que Vieira faz da alta dignidade humana, com as qualidades que a definem, mas indicaremos seus atributos. Elencaremos, segundo Vieira, as concepções de igualdade, liberdade, cognoscibilidade, vontade de arbítrio e racionalidade como valores ontológicos que delinearam a essência do ser humano, bem como a sua unidade. Nessa direção, Vieira resistia aos pressupostos de inferioridade dos índios e dos escravos e à concepção aristotélica de escravidão e hierarquização natural da sociedade.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/538 O mal-estar da filosofia ocidental na perspectiva de Nietzsche 2024-04-30T15:01:52-03:00 Pedro Lucas Bonfá Vieira Ramos xxx@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar, na perspectiva nietzschiana, alguns aspectos da teoria da <em>décadence</em>, limitando-se ao seu embate com a filosofia metafísica socrático-platônica, relacionando-os com a possibilidade de “diagnosticar” um processo de degeneração fisiopsicológico no indivíduo e na cultura ocidental. Para realizar tal empreitada, nos detemos na terceira fase do filósofo e nos escritos do último ano de produção de Nietzsche. Com efeito, no período o autor faz uma investigação minuciosa de Sócrates, no <em>Crepúsculo dos Ídolos,</em> de 1888. Diante disso, no primeiro momento, a fim de introduzirmo-nos no procedimento genealógico-fisiológico por meio do qual o filósofo investiga o conceito de <em>décadence,</em> destacamos alguns aspectos específicos do contexto histórico do conceito em questão que surgiu a partir do movimento literário francês da segunda metade do século XIX. Em seguida, a análise e os efeitos causados pela filosofia socrático/platônica ilustrados por Nietzsche, forneceram a matéria prima para comparar uma filosofia que expressa um estado de <em>décadence</em> e uma filosofia que se revela como uma manifestação da vontade de poder para o indivíduo e para cultura. Logo após, a investigação percorre o caminho da <em>décadence</em> fisiopsicológica que se manifesta em filosofias como a de Sócrates e Platão, apontando sua interpretação para a configuração fisiopsicológica da <em>décadent</em> de Sócrates (anarquia dos instintos), a fim de demonstrar que este conceito foi comum aos filósofos que interpretaram equivocadamente a vida, desvalorizando-a. Por fim, concluiremos enfatizando os males que essa relação causa tanto no individuo quanto na cultura e o que tais indivíduos e culturas têm em comum, ou seja, o niilismo e o ideal ascético, sintomas da <em>décadence</em> fisiológicapsicológica que causam a desagregação dos instintos. Portanto, a filosofia socrático-platônica é uma das máscaras para ocultar a “náusea” que a civilização ocidental sofre a séculos, sinalizando para o mal que causou tanto no indivíduo quanto na cultura. Dessa forma, ambos (indivíduo e cultura) foram fios condutores de uma análise que fornece elementos para empreender um “diagnóstico” da história da civilização europeia que, para Nietzsche, é um movimento de <em>décadence</em>.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/515 Pierre Bourdieu: o habitus encarnado na consciência 2024-02-10T15:13:29-03:00 Lucas Cardoso lucas_2012cardoso@hotmail.com <p>A presente pesquisa tem como objetivo principal demonstrar o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu e suas críticas ao pensamento escolástico ou ao denominado “pensamento puro” que a tradição filosófica perpetuou. A partir dos seus conceitos de habitus e campo, Bourdieu demonstra que não é por autonomia da “razão transcendental” ou do “sujeito do conhecimento” que o homem consegue elaborar os seus limites e o processo de conhecimento, mas tais circunstâncias são influenciadas pelo meio ao qual o sujeito está inserido.</p> 2024-07-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/417 Saúde e educação: aprendendo a viver de forma saudável 2022-08-26T19:46:55-03:00 Erico Xavier etxacademico@gmail.com <p>O objetivo desse trabalho é apresentar a importância da educação em saúde para a promoção e prevenção da saúde e qualidade de vida das pessoas. A pesquisa bibliográfica revela que o Estado, a sociedade e as pessoas em geral podem promover ações de prevenção e de promoção da saúde através da educação em saúde voltada a uma transformação de hábitos e atitudes. Esse processo educativo de construção do conhecimento em saúde deve estar voltado a modificar a compreensão das pessoas sobre saúde e bem-estar. O conhecimento sobre promoção da saúde e prevenção de doenças possibilita às pessoas reconhecerem quais os fatores que podem ser modificados em sua vida e quais não podem sê-lo. O conhecimento dos fatores de risco que podem ser modificados possibilita a refletir sobre o estilo de vida, conduzindo as pessoas a mudanças de comportamento. A adoção de hábitos saudáveis, a partir do conhecimento sobre saúde e doença e das possibilidades de mudança comportamental, especialmente quando se adotam práticas naturais, contribui para uma vida com melhor saúde e qualidade.</p> 2024-07-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Kairós