https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/issue/feedLogos & Culturas2025-01-13T12:08:06-03:00Renato Moreira de Abrantesperiodicos@catolicadefortaleza.edu.brOpen Journal Systems<p>A Logos & Culturas é uma revista multidisciplinar da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) que se volta à divulgação de artigos científicos, resenhas e traduções. Seu público-alvo são docentes, discentes e o público interessado em Ciências Humanas, bem como em suas discussões e marcos teóricos. Primando pela qualidade de suas publicações, o periódico conta com um Comitê Científico reconhecido em sua área de atuação.</p>https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/581C.S. Lewis e o desafio da ética na sociedade digital2025-01-12T15:09:09-03:00Lucas Olardi Taroccoxxx@gmail.com<p>Este artigo examina a ideia que as sociedades digitais carecem de estrutura ética para compreensão e mitigação dos impactos das tecnologias no florescimento humano e a consequente diminuição de atos humanos. Os autores examinam como trabalhos seletos de C. S. Lewis endereçam a responsabilidade moral do homem, enquanto vive em uma sociedade em desenvolvimento e se apoiam em estruturas metaéticas prévias a qualquer resultado de ética aplicada. Cada um dos autores contribui de sua própria área de especialidade – Máhrik em nanoetica e Neal em mídia digital – enquanto a coletânea dos escritos é tanto o interesse compartilhado quanto as bases para suas pesquisas. Ao escrever e pensar dentro de uma estrutura metaética, que ele chama de Tao, ou Lei Natural, Lewis oferece uma interpretação à desumanização da cultura digital por meio de sua própria abordagem a uma das mais antigas tecnologias: a linguagem. Isto oferece o início de uma infraestrutura para pensar e reagir em relação à sociedade digital, de um modo ético.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/561O que torna a teologia teológica?2024-08-14T17:01:00-03:00Ed Ney Bragaedneygb@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Uma compreensão da natureza da teologia abrange uma descrição de seu objeto, de seus princípios cognitivos, de seus fins, e de seus praticantes. O objeto da teologia cristã possui dois aspectos: em primeiro lugar Deus a Santíssima Trindade, e, de modo derivado, todas as outras coisas em relação a Deus. A teologia começa por considerar Deus absolutamente, e em segundo lugar, relativamente. O princípio cognitivo objetivo da teologia é o conhecimento infinito de Deus, a parte cabível do qual Deus comunica às criaturas; o princípio cognitivo subjetivo da teologia é o intelecto humano regenerado. Os fins da teologia são científicos (a aquisição do conhecimento de seu objeto de modo apropriado às criaturas), contemplativos (a atenção extasiada a Deus como causa de todas as coisas), e práticos (a regulamentação da conduta da vida humana). Os praticantes da teologia são pessoas regeneradas na igreja cujo intelecto criatural é instruído por Deus e cujas obras são todas acompanhadas pelas práticas da religião.</span></p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/576A angústia como abertura de possibilidades para um despertar filosófico2025-01-09T19:49:41-03:00Ivo Reis Santosxxx@gmail.com<p>Este trabalho se debruça sobre o problema da angústia em Heidegger. Partindo da percepção de angústia no senso comum e científico, enquanto psicopatologia, e estabelecendo essa diferença, pretende-se abordar como a angústia conduz para a experiência negativa a partir da qual se tem a tonalidade afetiva fundamental para o desvelar do <em>Dasein</em>, conforme se verifica em <em>Ser e Tempo</em> e na produção filosófica posterior do filósofo alemão. A discussão é fundamentada nos trabalhos de comentadores que se preocuparam especialmente em discutir os conceitos de cuidado, angústia e experiência negativa em Heidegger, objetivando analisar como o despertar dessa angústia se torna a revelação do ser.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/577A categoria Deus na Lógica da Filosofia de Eric Weil: um percurso introdutório2025-01-09T20:25:02-03:00Onésimo Alves de Mesquitaxxx@gmail.com<p>O presente artigo, intitulado <em>A Categoria Deus na Lógica da Filosofia de Eric Weil,</em> tem como objetivo identificar a importância da categoria <em>Deus</em> e do conceito de <em>retomada</em> para o empreendimento teórico fundamentado pelo filósofo Eric Weil, a fim de compreender de que modo é possível considerá-lo como um fundamento ético e político essencial, capaz de conduzir as ações humanas na direção do <em>Sentido</em> e da <em>Sabedoria</em>. Para tanto, a partir de uma hermenêutica filosófica, o artigo apresentado dedicar-se-á inicialmente à exposição da <em>Lógica da Filosofia</em>, com o fim de discorrer sobre como Weil apresenta a categoria Deus no percurso argumentativo fundamentado na obra, para, a seguir, indicar sua importância para a autocompreensão do próprio homem que para falar de <em>Deus</em> necessita de <em>retomadas</em>, tendo em vista que o sujeito não possui a linguagem da revelação. Por fim, será feita uma exposição da relevância das retomadas que possibilitam o discurso sobre Deus a partir da análise das categorias <em>Certeza</em>, na qual Deus aparece como o ser, <em>Personalidade</em>, que é de relevância fulcral para a teologia cristã, e <em>Sentido</em> que, para Weil, é o ponto de chegada do discurso humano.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/578Escólios sobre o conceito de lei em Voltaire2025-01-09T20:43:12-03:00Lara Rochalarafr87@gmail.com<p>Homem profundamente inserido nas problemáticas de seu tempo, François Marie Arouet buscava identificar de que modo é possível assegurar os direitos básicos dos homens em uma sociedade que, sob a iluminação da razão, pudesse ser constituída de modo mais igualitário. Para tanto, o conceito de lei aparece nos seus escritos como chave de leitura alternativa, porém abrangente, capaz de auxiliar na compreensão da construção social e, por conseguinte, dos predicativos do próprio homem. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo a investigação do conceito de lei a partir das obras filosóficas de Voltaire. Ao relacionar a ideia de lei com outros conceitos fundamentais, como liberdade, educação e moral, o filósofo distinguiu as leis civis das leis naturais, procurando identificar os predicativos principais de cada uma delas. Nesse contexto, um questionamento se impõe: boas leis serão suficientes para garantir o funcionamento da sociedade? Para dar direcionamentos para esta questão, as principais obras utilizadas foram <em>O filósofo ignorante, Dicionário filosófico</em> e <em>Tratado de metafísica.</em></p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/579O sensualismo paradoxal da ética de Helvétius: o desejo, a paixão e o amor próprio como leitmotiv da ação moral2025-01-09T21:31:25-03:00Henrique Lottxxx@gmail.com<p>Este artigo propõe uma investigação sobre a noção de sensualismo desenvolvida pelo filósofo francês Claude-Adrien Helvétius, assim como as implicações que essa noção tem no que diz respeito à conduta humana, sob o ponto de vista da ação moral. Inicialmente apresentamos uma breve contextualização sobre alguns dos principais postulados da ética na tradição filosófica ocidental, com o intuito de demarcar a posição e a originalidade da ética helvetiana em relação a essa tradição. Em um segundo momento, vamos analisar especificamente a proposição do pensador francês que procura valorizar o papel de sentimentos como, por exemplo, a paixão, o desejo, o prazer e o amor próprio, situando-os como elementos fundamentais que conduzem e dão forma à ação moral. Por fim, concluiremos nossa abordagem enfatizando o que se convencionou chamar de sensualismo paradoxal da ética de Helvétius, aportando posicionamentos críticos, controvérsias e também certas concordâncias no que diz respeito a esse entendimento.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/554Os vários Meursault em "O Estrangeiro"2024-07-09T07:57:11-03:00Lucas Alves Damascenolucas10@alu.ufc.br<p>Este artigo discorre acerca da presença de alguns personagens no livro <em>O estrangeiro</em>. O motivo pelo qual as observações acerca dessas personagens são importantes é o fato de que elas parecem chamar a atenção do protagonista. Desse modo, tudo indica haver alguma relação entre as personagens que serão tratadas neste trabalho com o protagonista Meursault. A relação em questão envolve uma série de semelhanças que faz com que tais personagens possam ser vistos como “outros estrangeiros” presentes na obra em questão, sendo que tal relação entre as personagens pode passar despercebida em uma leitura inicial. O objetivo deste texto será exatamente a tentativa de alcançar alguma conclusão acerca da natureza da relação entre essas personagens. Para alcançar tais objetivos, serão citadas as passagens necessárias para a observação dessas relações somado à utilização dos argumentos e observações cabíveis. E, na medida em que se mostrar necessário, ocorrerá a resolução de problemas cuja natureza impeça o desenvolvimento das análises desejadas.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/560Theories of truth and theories of meaning: a discussion of semantic skepticism and its possible solutions based on Quine, Davidson, and Dummett's work2024-08-04T08:50:26-03:00Lucas Volletluvollet@gmail.com<p>Quine's semantic skepticism asserts that two or more hypotheses about the meaning of p that are equally consistent with behavioral facts do not guarantee the same theoretical paradigm of p's meaning. Thus, a theory of truth for p is insufficient to entail a theory of meaning for p. Davidson contends that, while Quine is correct regarding the underdeterminacy of a theory of meaning by evidence, this does not rule out a theory of meaning. A theory of truth – consistent with Tarski's Tconvention – implies a theory of meaning. Dummett, however, thinks that a theory of truth fails to frame non-straightforward stipulations governing the role of sentences in cases involving nonclassical standards of proof. "Truth" is insufficient to be used as an idealized parameter to exhaust conceivable patterns for semantic theories. Quine highlights the weakness of a truth theory grounded in set theory and observation for generating stable theories of meaning. Davidson downplays the significance of this weakness and avoids reaching a semantic-skeptical conclusion, as he believes semantics need only be as robust as the theory of truth. Dummett contends that, while this weakness is a serious threat, it has no bearing on the objective parameters for a theory of meaning, because meaning is intended to function in roles truth standards cannot: defining the theoretical limits of a theory of assertion-judgment. These three authors are examined in this article to determine the scope of semantic skepticism and the possible responses to it.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/574Conteúdo integral2025-01-09T19:03:34-03:00Os autoresxxx@gmail.com<p>Conteúdo integral da <em>Logos & Culturas</em> (v. 4, n. 2).</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/575Editorial2025-01-09T19:42:32-03:00Os editoresxxx@gmail.com<p>Editorial da <em>Logos & Culturas</em> (v. 4, n. 2).</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/563A importância da filosofia da educação na práxis docente2024-08-21T16:42:31-03:00Felipe Augusto Ferreira Feijãofaffeijao@gmail.com<p>O objetivo deste texto é expressar a importância da Filosofia da Educação, enquanto ramo da Filosofia, e constituída como disciplina autônoma, na prática do educador. No cotidiano da sala de aula, com os muitos desafios encontrados pelos professores, ter como base uma disciplina teórico-prática que discuta a realidade docente, os problemas próprios da educação em geral e questões mais específicas, é fundamental para que o docente carregue em sua bagagem elementos que tornarão possível o seu trabalho.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/543Celebrando a diversidade: um olhar inclusivo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista – TEA e transtorno opositor desafiador – TOD na Catequese da Paróquia Imaculada Conceição Guassussê/Orós2024-06-17T14:22:13-03:00Paloma Jacinto da Silvapalomajsilva@hotmail.comFernando da Paixãoxxx@gmail.com<p>No contexto da inclusão de crianças e adolescentes na catequese, há uma crescente busca por metodologias ativas que possam atender às necessidades de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Este artigo investiga a possibilidade de incluir crianças e adolescentes com TEA e TOD na catequese da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê/ Orós, destacando a importância de adaptar as práticas catequéticas para atender às suas necessidades específicas. Embora desafiador, o objetivo é garantir que as crianças e adolescentes com TEA e TOD possam participar plenamente dos encontros e atividades catequéticas, promovendo aprendizado por meio de práticas adaptadas e estímulos adequados. A aplicação de metodologias personalizadas para cada criança e adolescente demonstra o compromisso do projeto com a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno opositor desafiador na catequese. As práticas adaptadas e os estímulos adequados são essenciais para assegurar que cada criança e adolescente tenha a oportunidade de se envolver e aprender de maneira significativa. A abordagem personalizada adotada pelo projeto reflete um compromisso sólido com a inclusão, reconhecendo as necessidades específicas desses jovens e buscando integrá-los de forma acolhedora e eficaz.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/542Delitos no meio digital e suas relações2024-06-03T23:33:26-03:00Gilberto Siqueira Alvesseraficodiretor@gmail.com<p>O campo cibernético é instigador e possibilita várias oportunidades de crescimento, de formação e de conscientização cidadã. A democratização da internet foi um marco importante na vida das pessoas, porém, trouxe consigo preocupações no tocante a navegar com segurança. Em várias realidades potencializou-se a disseminação de informações para todo gosto. A pretensão desta pesquisa é discorrer sobre situações que incidem na seara do Direito Penal: crimes digitais, disseminação de fake news e a lei de proteção de dados. Navegar na internet com ética digital deve ser regra e jamais exceção. Os desafios cibernéticos precisam ser enfrentados com prudência, prevenção, reflexão e ética. Por exemplo: Como lidamos com as mídias digitais? Os influenciadores digitais “determinam” ou despertam o nosso senso crítico? As ações delituosas no meio digital acendem o “sinal laranja” para nos protegermos. Por isso a constante vigilância é importante para não praticarmos nem muito menos sermos vítimas de delitos digitais.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/544O papel dos desejos na ética aristotélica 2024-06-21T18:07:41-03:00Carla Barretocarla.sbarreto98@gmail.com<p>Desde os primórdios da filosofia, se questiona a natureza do desejo e seu papel na busca pela felicidade. Aristóteles, preocupado em compreender como alcançar a vida virtuosa e plena, na obra <em>Ética a Nicômaco</em> apresenta a persuasão da alma não-racional como um caminho fundamental para a aquisição da virtude. Diferente da visão tradicional que coloca a razão como única fonte da moralidade, Aristóteles não mostra o mesmo desfavorecimento da participação do nãoracional na vida feliz. O Estagirita defende que o desejo desempenha um caráter crucial na construção da moralidade do indivíduo, uma vez que o desejo alinhado com os comandos da razão possibilita pavimentar o caminho para a felicidade. Nesta pesquisa embarcamos na psicologia moral aristotélica, explorando como o desejo pode ser moldado para buscar o que é bom e agir de acordo com os princípios da racionalidade.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturashttps://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/580Os presbíteros na igreja hoje2025-01-12T14:59:57-03:00José Wellington Oliveira dos Santosxxx@gmail.com<p>O Concílio Vaticano II possibilitou uma aproximação dialogal entre a Igreja e o mundo. O ministério presbiteral frente a sociedade pluralista, que se transforma velozmente ao longo dos anos, traz novas exigências e principalmente a necessidade do redescobrimento de sua identidade e missão. O presbítero é um servo escolhido por Deus como o bom-samaritano, que derrama o óleo da alegria sobre as feridas da humanidade. Portanto, o presente artigo quer refletir acerca da identidade e da missão dos presbíteros para a Igreja hoje.</p>2025-01-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Logos & Culturas