Logos & Culturas https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas <p>A Logos &amp; Culturas é uma revista multidisciplinar da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) que se volta à divulgação de artigos científicos, resenhas e traduções. Seu público-alvo são docentes, discentes e o público interessado em Ciências Humanas, bem como em suas discussões e marcos teóricos. Primando pela qualidade de suas publicações, o periódico conta com um Comitê Científico reconhecido em sua área de atuação.</p> pt-BR <p>De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:</p> <p>1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos &amp; Culturas.</p> <p>2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos &amp; Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.</p> <p>3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos &amp; Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos &amp; Culturas.</p> <p>4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos &amp; Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.</p> <p>Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">aqui.</a></p> periodicos@catolicadefortaleza.edu.br (Renato Moreira de Abrantes) periodicos@catolicadefortaleza.edu.br (Lara Rocha) Mon, 13 Jan 2025 12:08:06 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 C.S. Lewis e o desafio da ética na sociedade digital https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/581 <p>Este artigo examina a ideia que as sociedades digitais carecem de estrutura ética para compreensão e mitigação dos impactos das tecnologias no florescimento humano e a consequente diminuição de atos humanos. Os autores examinam como trabalhos seletos de C. S. Lewis endereçam a responsabilidade moral do homem, enquanto vive em uma sociedade em desenvolvimento e se apoiam em estruturas metaéticas prévias a qualquer resultado de ética aplicada. Cada um dos autores contribui de sua própria área de especialidade – Máhrik em nanoetica e Neal em mídia digital – enquanto a coletânea dos escritos é tanto o interesse compartilhado quanto as bases para suas pesquisas. Ao escrever e pensar dentro de uma estrutura metaética, que ele chama de Tao, ou Lei Natural, Lewis oferece uma interpretação à desumanização da cultura digital por meio de sua própria abordagem a uma das mais antigas tecnologias: a linguagem. Isto oferece o início de uma infraestrutura para pensar e reagir em relação à sociedade digital, de um modo ético.</p> Lucas Olardi Tarocco Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/581 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 O que torna a teologia teológica? https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/561 <p><span style="font-weight: 400;">Uma compreensão da natureza da teologia abrange uma descrição de seu objeto, de seus princípios cognitivos, de seus fins, e de seus praticantes. O objeto da teologia cristã possui dois aspectos: em primeiro lugar Deus a Santíssima Trindade, e, de modo derivado, todas as outras coisas em relação a Deus. A teologia começa por considerar Deus absolutamente, e em segundo lugar, relativamente. O princípio cognitivo objetivo da teologia é o conhecimento infinito de Deus, a parte cabível do qual Deus comunica às criaturas; o princípio cognitivo subjetivo da teologia é o intelecto humano regenerado. Os fins da teologia são científicos (a aquisição do conhecimento de seu objeto de modo apropriado às criaturas), contemplativos (a atenção extasiada a Deus como causa de todas as coisas), e práticos (a regulamentação da conduta da vida humana). Os praticantes da teologia são pessoas regeneradas na igreja cujo intelecto criatural é instruído por Deus e cujas obras são todas acompanhadas pelas práticas da religião.</span></p> Ed Ney Braga Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/561 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 A angústia como abertura de possibilidades para um despertar filosófico https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/576 <p>Este trabalho se debruça sobre o problema da angústia em Heidegger. Partindo da percepção de angústia no senso comum e científico, enquanto psicopatologia, e estabelecendo essa diferença, pretende-se abordar como a angústia conduz para a experiência negativa a partir da qual se tem a tonalidade afetiva fundamental para o desvelar do <em>Dasein</em>, conforme se verifica em <em>Ser e Tempo</em> e na produção filosófica posterior do filósofo alemão. A discussão é fundamentada nos trabalhos de comentadores que se preocuparam especialmente em discutir os conceitos de cuidado, angústia e experiência negativa em Heidegger, objetivando analisar como o despertar dessa angústia se torna a revelação do ser.</p> Ivo Reis Santos Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/576 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 A categoria Deus na Lógica da Filosofia de Eric Weil: um percurso introdutório https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/577 <p>O presente artigo, intitulado <em>A Categoria Deus na Lógica da Filosofia de Eric Weil,</em> tem como objetivo identificar a importância da categoria <em>Deus</em> e do conceito de <em>retomada</em> para o empreendimento teórico fundamentado pelo filósofo Eric Weil, a fim de compreender de que modo é possível considerá-lo como um fundamento ético e político essencial, capaz de conduzir as ações humanas na direção do <em>Sentido</em> e da <em>Sabedoria</em>. Para tanto, a partir de uma hermenêutica filosófica, o artigo apresentado dedicar-se-á inicialmente à exposição da <em>Lógica da Filosofia</em>, com o fim de discorrer sobre como Weil apresenta a categoria Deus no percurso argumentativo fundamentado na obra, para, a seguir, indicar sua importância para a autocompreensão do próprio homem que para falar de <em>Deus</em> necessita de <em>retomadas</em>, tendo em vista que o sujeito não possui a linguagem da revelação. Por fim, será feita uma exposição da relevância das retomadas que possibilitam o discurso sobre Deus a partir da análise das categorias <em>Certeza</em>, na qual Deus aparece como o ser, <em>Personalidade</em>, que é de relevância fulcral para a teologia cristã, e <em>Sentido</em> que, para Weil, é o ponto de chegada do discurso humano.</p> Onésimo Alves de Mesquita Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/577 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Escólios sobre o conceito de lei em Voltaire https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/578 <p>Homem profundamente inserido nas problemáticas de seu tempo, François Marie Arouet buscava identificar de que modo é possível assegurar os direitos básicos dos homens em uma sociedade que, sob a iluminação da razão, pudesse ser constituída de modo mais igualitário. Para tanto, o conceito de lei aparece nos seus escritos como chave de leitura alternativa, porém abrangente, capaz de auxiliar na compreensão da construção social e, por conseguinte, dos predicativos do próprio homem. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo a investigação do conceito de lei a partir das obras filosóficas de Voltaire. Ao relacionar a ideia de lei com outros conceitos fundamentais, como liberdade, educação e moral, o filósofo distinguiu as leis civis das leis naturais, procurando identificar os predicativos principais de cada uma delas. Nesse contexto, um questionamento se impõe: boas leis serão suficientes para garantir o funcionamento da sociedade? Para dar direcionamentos para esta questão, as principais obras utilizadas foram <em>O filósofo ignorante, Dicionário filosófico</em> e <em>Tratado de metafísica.</em></p> Lara Rocha Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/578 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 O sensualismo paradoxal da ética de Helvétius: o desejo, a paixão e o amor próprio como leitmotiv da ação moral https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/579 <p>Este artigo propõe uma investigação sobre a noção de sensualismo desenvolvida pelo filósofo francês Claude-Adrien Helvétius, assim como as implicações que essa noção tem no que diz respeito à conduta humana, sob o ponto de vista da ação moral. Inicialmente apresentamos uma breve contextualização sobre alguns dos principais postulados da ética na tradição filosófica ocidental, com o intuito de demarcar a posição e a originalidade da ética helvetiana em relação a essa tradição. Em um segundo momento, vamos analisar especificamente a proposição do pensador francês que procura valorizar o papel de sentimentos como, por exemplo, a paixão, o desejo, o prazer e o amor próprio, situando-os como elementos fundamentais que conduzem e dão forma à ação moral. Por fim, concluiremos nossa abordagem enfatizando o que se convencionou chamar de sensualismo paradoxal da ética de Helvétius, aportando posicionamentos críticos, controvérsias e também certas concordâncias no que diz respeito a esse entendimento.</p> Henrique Lott Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/579 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Os vários Meursault em "O Estrangeiro" https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/554 <p>Este artigo discorre acerca da presença de alguns personagens no livro <em>O estrangeiro</em>. O motivo pelo qual as observações acerca dessas personagens são importantes é o fato de que elas parecem chamar a atenção do protagonista. Desse modo, tudo indica haver alguma relação entre as personagens que serão tratadas neste trabalho com o protagonista Meursault. A relação em questão envolve uma série de semelhanças que faz com que tais personagens possam ser vistos como “outros estrangeiros” presentes na obra em questão, sendo que tal relação entre as personagens pode passar despercebida em uma leitura inicial. O objetivo deste texto será exatamente a tentativa de alcançar alguma conclusão acerca da natureza da relação entre essas personagens. Para alcançar tais objetivos, serão citadas as passagens necessárias para a observação dessas relações somado à utilização dos argumentos e observações cabíveis. E, na medida em que se mostrar necessário, ocorrerá a resolução de problemas cuja natureza impeça o desenvolvimento das análises desejadas.</p> Lucas Alves Damasceno Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/554 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Theories of truth and theories of meaning: a discussion of semantic skepticism and its possible solutions based on Quine, Davidson, and Dummett's work https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/560 <p>Quine's semantic skepticism asserts that two or more hypotheses about the meaning of p that are equally consistent with behavioral facts do not guarantee the same theoretical paradigm of p's meaning. Thus, a theory of truth for p is insufficient to entail a theory of meaning for p. Davidson contends that, while Quine is correct regarding the underdeterminacy of a theory of meaning by evidence, this does not rule out a theory of meaning. A theory of truth – consistent with Tarski's Tconvention – implies a theory of meaning. Dummett, however, thinks that a theory of truth fails to frame non-straightforward stipulations governing the role of sentences in cases involving nonclassical standards of proof. "Truth" is insufficient to be used as an idealized parameter to exhaust conceivable patterns for semantic theories. Quine highlights the weakness of a truth theory grounded in set theory and observation for generating stable theories of meaning. Davidson downplays the significance of this weakness and avoids reaching a semantic-skeptical conclusion, as he believes semantics need only be as robust as the theory of truth. Dummett contends that, while this weakness is a serious threat, it has no bearing on the objective parameters for a theory of meaning, because meaning is intended to function in roles truth standards cannot: defining the theoretical limits of a theory of assertion-judgment. These three authors are examined in this article to determine the scope of semantic skepticism and the possible responses to it.</p> Lucas Vollet Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/560 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Conteúdo integral https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/574 <p>Conteúdo integral da <em>Logos &amp; Culturas</em> (v. 4, n. 2).</p> Os autores Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/574 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Editorial https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/575 <p>Editorial da <em>Logos &amp; Culturas</em> (v. 4, n. 2).</p> Os editores Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/575 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 A importância da filosofia da educação na práxis docente https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/563 <p>O objetivo deste texto é expressar a importância da Filosofia da Educação, enquanto ramo da Filosofia, e constituída como disciplina autônoma, na prática do educador. No cotidiano da sala de aula, com os muitos desafios encontrados pelos professores, ter como base uma disciplina teórico-prática que discuta a realidade docente, os problemas próprios da educação em geral e questões mais específicas, é fundamental para que o docente carregue em sua bagagem elementos que tornarão possível o seu trabalho.</p> Felipe Augusto Ferreira Feijão Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/563 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Celebrando a diversidade: um olhar inclusivo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista – TEA e transtorno opositor desafiador – TOD na Catequese da Paróquia Imaculada Conceição Guassussê/Orós https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/543 <p>No contexto da inclusão de crianças e adolescentes na catequese, há uma crescente busca por metodologias ativas que possam atender às necessidades de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Este artigo investiga a possibilidade de incluir crianças e adolescentes com TEA e TOD na catequese da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê/ Orós, destacando a importância de adaptar as práticas catequéticas para atender às suas necessidades específicas. Embora desafiador, o objetivo é garantir que as crianças e adolescentes com TEA e TOD possam participar plenamente dos encontros e atividades catequéticas, promovendo aprendizado por meio de práticas adaptadas e estímulos adequados. A aplicação de metodologias personalizadas para cada criança e adolescente demonstra o compromisso do projeto com a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno opositor desafiador na catequese. As práticas adaptadas e os estímulos adequados são essenciais para assegurar que cada criança e adolescente tenha a oportunidade de se envolver e aprender de maneira significativa. A abordagem personalizada adotada pelo projeto reflete um compromisso sólido com a inclusão, reconhecendo as necessidades específicas desses jovens e buscando integrá-los de forma acolhedora e eficaz.</p> Paloma Jacinto da Silva, Fernando da Paixão Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/543 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Delitos no meio digital e suas relações https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/542 <p>O campo cibernético é instigador e possibilita várias oportunidades de crescimento, de formação e de conscientização cidadã. A democratização da internet foi um marco importante na vida das pessoas, porém, trouxe consigo preocupações no tocante a navegar com segurança. Em várias realidades potencializou-se a disseminação de informações para todo gosto. A pretensão desta pesquisa é discorrer sobre situações que incidem na seara do Direito Penal: crimes digitais, disseminação de fake news e a lei de proteção de dados. Navegar na internet com ética digital deve ser regra e jamais exceção. Os desafios cibernéticos precisam ser enfrentados com prudência, prevenção, reflexão e ética. Por exemplo: Como lidamos com as mídias digitais? Os influenciadores digitais “determinam” ou despertam o nosso senso crítico? As ações delituosas no meio digital acendem o “sinal laranja” para nos protegermos. Por isso a constante vigilância é importante para não praticarmos nem muito menos sermos vítimas de delitos digitais.</p> Gilberto Siqueira Alves Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/542 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 O papel dos desejos na ética aristotélica https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/544 <p>Desde os primórdios da filosofia, se questiona a natureza do desejo e seu papel na busca pela felicidade. Aristóteles, preocupado em compreender como alcançar a vida virtuosa e plena, na obra <em>Ética a Nicômaco</em> apresenta a persuasão da alma não-racional como um caminho fundamental para a aquisição da virtude. Diferente da visão tradicional que coloca a razão como única fonte da moralidade, Aristóteles não mostra o mesmo desfavorecimento da participação do nãoracional na vida feliz. O Estagirita defende que o desejo desempenha um caráter crucial na construção da moralidade do indivíduo, uma vez que o desejo alinhado com os comandos da razão possibilita pavimentar o caminho para a felicidade. Nesta pesquisa embarcamos na psicologia moral aristotélica, explorando como o desejo pode ser moldado para buscar o que é bom e agir de acordo com os princípios da racionalidade.</p> Carla Barreto Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/544 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300 Os presbíteros na igreja hoje https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/580 <p>O Concílio Vaticano II possibilitou uma aproximação dialogal entre a Igreja e o mundo. O ministério presbiteral frente a sociedade pluralista, que se transforma velozmente ao longo dos anos, traz novas exigências e principalmente a necessidade do redescobrimento de sua identidade e missão. O presbítero é um servo escolhido por Deus como o bom-samaritano, que derrama o óleo da alegria sobre as feridas da humanidade. Portanto, o presente artigo quer refletir acerca da identidade e da missão dos presbíteros para a Igreja hoje.</p> José Wellington Oliveira dos Santos Copyright (c) 2025 Logos & Culturas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/logosculturas/article/view/580 Mon, 13 Jan 2025 00:00:00 -0300