Sobre a Revista

Apresentação: Breve Histórico do Periódico

            A Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica foi fundada em 2021 para ser a revista de iniciação científica vinculada à Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Sua gênese partiu da necessidade de oferecer aos pesquisadores, sem restrição de titulação, um veículo de comunicação de suas pesquisas fundamentadas nas Ciências Humanas.

 

Foco e Escopo

          A Logos & Culturas é uma revista multidisciplinar da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) que se volta à divulgação de artigos científicos, resenhas e traduções. Seu público-alvo são docentes, discentes e o público interessado em Ciências Humanas, bem como em suas discussões e marcos teóricos. Primando pela qualidade de suas publicações, o periódico conta com um Comitê Científico reconhecido em sua área de atuação.

 

Processo de avaliação

            Cada texto científico submetido à avaliação da Revista Logos & Culturas será encaminhado a pelo menos um parecerista externo, selecionado por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. No caso deste recomendar a não-publicação do texto, ele será imediatamente enviado a outro avaliador. Em caso de empate entre as decisões editoriais, um terceiro será consultado.

            A fim de assegurar o sigilo na identidade dos autores adotou-se o sistema de avaliação às cegas (blind-review), no qual os pareceristas não têm acesso à identidade dos pesquisadores, apenas ao seu texto. Os avaliadores terão como opção os seguintes pareceres: 1) Aceitar para publicação; 2) Aceitar com sugestão de correções; 3) Rejeitar para publicação.

            O parecer dependerá da adequação aos seguintes quesitos: 1) Originalidade; 2) Adequação do título, resumo e palavras-chave ao conteúdo; 3) Pertinência das referências; 4) Relevância do tema; 5) Adequação à norma culta da língua portuguesa (em caso de textos publicados em outros idiomas, segue a recomendação sobre a norma culta para a língua utilizada); 6) Clareza argumentativa; 7) Cumprimento dos objetivos propostos pelo autores.

            O autor é livre para adequar seu texto às recomendações e correções dadas pelo (s) parecerista (s). Porém, a publicação do texto encontra-se condicionada à realização destes direcionamentos.

           É importante ressaltar que caso o (s) parecerista (s) identifiquem nos textos submetidos ao periódico conflitos de interesse no que tange à instituição a qual o periódico é vinculado, a quaisquer um dos membros do Comitê Científico Editorial ou ainda que defenda ideias que firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito, os editores da Logos & Culturas não darão prosseguimento às etapas editoriais ínsitas ao processo de submissão dos textos.

            O processo de avaliação dos textos é sigiloso. No caso de parecer contrário à publicação, o texto será devolvido ao autor. Apenas o editor tem acesso ao nome dos autores e à avaliação integral dos pareceristas.

            O período da submissão de um texto até sua publicação demora, em média, 6-12 meses, a depender da avaliação, da disponibilidade dos pareceristas e do tempo que os autores levarão para cumprir com as recomendações da avaliação, caso existam.

            Após publicar em um número da revista, os autores somente terão seus trabalhos publicados no periódico depois do intervalo de um novo número, podendo novamente publicar na edição subsequente.

 

Periodicidade

            A Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica adota a política de periodicidade semestral.

 

Fluxo de recebimento de artigos

            A Logos & Culturas recebe artigos, resenhas e traduções em fluxo contínuo.

            No caso de dossiês, as informações sobre datas de início e de término de recebimento de textos serão informadas no site do periódico.

 

Acesso Livre

            A Revista Logos & Culturas possui acesso livre ao seu conteúdo.

            Não é cobrada nenhuma taxa de submissão.

 

Sobre os direitos de veiculação

            Ao submeter seu texto científico à Revista, o autor transfere para o periódico seu direito de veiculação. No entanto, isto não interfere que o autor divulgue suas publicações, o que deve ser feito citando a edição da Revista Logos & Culturas em que o texto foi publicado, sob pena de incorrer em plágio.

 

Ineditismo

            Os textos publicados na Logos & Cultura: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica devem ser inéditos. Em caso de textos submetidos concomitantemente à Logos & Culturas e outras revistas, recomenda-se que os autores notifiquem o periódico no ato da submissão.

 

Condutas éticas

            Logos & Cultura Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica adota as recomendações do Comitee on Publications Ethics (COPE) sobre ética em pesquisas.  

            É responsabilidade do tradutor, de acordo com a Lei Nº 9610 de 19 de fevereiro de 1996, buscar a devida autorização para traduzir quaisquer manuscritos.

            Recomenda-se que, em caso de pesquisadores contemplados com financiamentos, como bolsas de pesquisas, o órgão de fomento que auxiliou na realização do texto científico seja devidamente mencionado.

 

Plágio

            A citação devidamente referenciada é prática comum e desejável no meio acadêmico, em todas as ciências. No entanto, utilizar-se de trechos sem a devida menção ao autor, mesmo de seus próprios textos, seja sob a forma de citação direta ou indireta, incorre na Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003.

            A Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica recomenda que quaisquer denúncias de plágio sejam imediatamente comunicadas ao e-mail da revista periodicos@catolicadefortaleza.edu.br.

            Suspeitas de plágio serão investigadas internamente cumprindo os seguintes trâmites: 1) Recebimento da denúncia; 2) Escaneamento do texto no programa de antiplágio Copy Spider; 3) Escaneamento do texto por busca simples no Google; 4) Confirmação ou Invalidação da denúncia.

 

Responsabilidade da Revista e dos Autores

            A Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica se responsabiliza pelo sigilo durante o processo editorial, pelo arquivamento dos textos pelo período de cinco anos e pela sua divulgação, o que é feito a partir de portais de periódicos nacionais e estrangeiros.

            Aos autores cabe responsabilizar-se pela fidedignidade das suas fontes, pelo conteúdo exposto e pela metodologia argumentativa adotada. Porém, reiteramos o que já foi dito na seção "Processo de avaliação": caso o (s) parecerista (s) identifiquem nos textos submetidos ao periódico conflitos de interesse no que tange à instituição a qual o periódico é vinculado, a quaisquer um dos membros do Comitê Científico Editorial ou ainda que defenda ideias que firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito, os editores da Logos & Culturas não darão prosseguimento às etapas editoriais ínsitas ao processo de submissão dos textos, sem que haja quaisquer prejuízos para autores ou agravo para os integrantes dos Comitês da revista.

            Nesse sentido, observa-se que mesmo que o conteúdo seja responsabilidade dos autores, a revista defende a livre expressão, a imparcialidade científica e a valorização da pessoa humana, o que reverbera-se em suas publicações. Com base nestes princípios, caso necessário, o periódico poderá publicar erratas e retratações de números anteriores.

 

Licença Creative Commons International 4.0

A Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica segue as recomendações de Direitos Autorais fornecidas pela Creative Commons 4.0 (CC BY), que assegura:

1) O Direito Autoral de publicação para o periódico;

2) O direito do autor e leitores, de modo geral, a utilizar as informações publicizadas nos manuscritos da revista, bem como distribuí-las e adaptá-las, contanto que fazendo a devida menção à publicação da Revista Logos & Culturas.

3) É permitida a divulgação dos textos publicados, sendo recomendado à devida referência ao periódico e aos seus autores. 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada pelo Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.