Os princípios que fundamentam o ofício do sábio segundo Tomás de Aquino

Autores

  • Iago Nicolas de Abreu Soares Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Tomás de Aquino. Sábio. Verdade. Bem.

Resumo

Nesse presente artigo serão questionados quais os princípios que Tomás de Aquino, frade medieval, utiliza-se no primeiro capítulo da Suma Contra os Gentios, onde discute qual a função do sábio. Assim é questionado, visto que, por sua brevidade, pode haver diversas conclusões implícitas e pressupostas no capítulo ou que, se explícitas, não são aprofundadas. O artigo, a partir de outras obras do Aquinate, principalmente a Suma Teológica e o Comentário à Metafísica de Aristóteles, além da própria obra Suma Contra os Gentios, e sem recusar o auxílio de comentadores tomistas, colocará em evidência os princípios que estão implícitos, ou aprofundará os explícitos, no capítulo analisado, reconhecendo, assim, quais são eles, concluindo a profundidade do capítulo, apesar de sua brevidade. Dessa forma, contribui-se para uma visão mais detalhada da noção tomista de sábio, que se insere dentro de uma função contemplativa e pedagógica, a partir de uma visão teleológica do mundo.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Texto grego com tradução ao lado. Volume 2. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ARISTÓTELES. Organon. V. Tópicos. Volume 5. Tradução de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1987.

LAGRANGE, Réginald Garrigou. El Realismo del Principio de Finalidad. Tradução de R. P. Joaquín Ferrandis. Buenos Aires: Ediciones Desclée, 1949.

SINIBALDI, Dom Thiago. Elementos de Filosofia. Volume 2: Ontologia e Cosmologia. Florianópolis: Editora Instituto Santo Agostinho, 2021.

SYLVESTRIS, Francisci de. Commentaria in libros quatuor Contra gentiles S. Thomae de Aquino. Vol 1. Romae: sumptibus et typis Orphanotrophii a. S. Hieronymo Aemiliani, 1897. 4 v.

TOMÁS DE AQUINO. Comentário à Ética a Nicômaco de Aristóteles (I-III): O Bem e as virtudes. Volume 1. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Rio de Janeiro: Mutuus, 2015.

TOMÁS DE AQUINO. Comentário à Metafísica de Aristóteles I-IV. Volume 1. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas: CEDET, 2016.

TOMÁS DE AQUINO. Comentário à Metafísica de Aristóteles V-VIII. Volume 2. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas: CEDET, 2017.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios: I. Tradução de Joaquim F. Pereira e Eliane da Costa Nunes Brito. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios: III. Tradução de Maurílio José de Oliveira Camello. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

TOMÁS DE AQUINO. Verdade e conhecimento. Tradução, estudos introdutórios e notas de Luiz Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VEIGA, Bernardo. A ética das virtudes segundo Tomás de Aquino. Campinas: Ecclesiae, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos