Considerações sobre a questão da cultura em Hannah Arendt
Palavras-chave:
Cultura. Política. Grécia. Roma. Gosto.Resumo
A questão da cultura permanece não suficientemente investigada dentro do pensamento de Arendt, seja pela escassez de seus escritos a respeito desta, seja pela negligência quanto à importância da cultura dentro do arcabouço teórico arendtiano. A partir da imersão fenomenológico-hermenêutica realizada por Arendt, é-nos possível desvelar o horizonte de sentido pelo qual a filósofa entendia o termo cultura e sua manifestação própria dentro da história, a qual tem de ser admitida aqui como sempre fugidia, como algo que não pode ser apreendido inteiramente, como desejavam as modernas filosofias da história. Analisa-se aqui, portanto, as origens da questão da cultura, suas manifestações primeiras na Roma e Grécia antigas, bem como reconstrói-se a direção de sentido da própria cultura a partir da análise de sua relação de distanciamento e aproximação para com a política, algo que desvela, além de uma tensão, uma correlação ambígua dentro do espaço público, onde as coisas aparecem a fim de serem julgadas.
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 13ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016a.
ARENDT, Hannah. Escritos Judaicos. Barueri: Amarilys, 2016b.
ARENDT, Hannah. Cultura e Política. In: Pensar sem Corrimão. Compreender 1953- 1975. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
CORREIA, Adriano. (Org.). Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Edições 70, 2022.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Trad. do grego de Mário de Gama Kury. 4ª ed. Brasília: Editora Unb, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.