A crise de sentido e os novos arranjos da fé: enfoques teóricos a partir de Daniele Hervieu-Léger

Autores

  • Sergio Sezino Douets Vasconcelos Wilhelms Universität Münster; Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Lucileide Cavalcante Silva Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palavras-chave:

Crise de sentido. Bricolagem de crenças. Peregrino e convertido. Novos arranjos da fé. Mobilidade religiosa.

Resumo

A sociedade atual passa por uma crise de legitimação e, consequentemente, de sentido, ou o que se convencionou chamar como sentido único da existência. O indivíduo encontra-se agora diante de uma pluralidade de ofertas de sentido, sobre as quais ele tem que fazer escolhas e construir um sentido para a sua existência, correndo todos os riscos que a escolha traz consigo. A modernidade também gerou processos de racionalização que provocam a secularização, nos seus múltiplos processos, levando a uma profunda crise de legitimação da esfera religiosa. Nesse novo cenário observa-se uma variedade de formas de crer, caracterizadas pela centralidade do indivíduo, como medida e fim de suas relações e do universo, a partir de uma lógica do pensar por si mesmo. A socióloga francesa Daniele Hervieu-Léger apresenta dois modelos de sociabilidade religiosa nesse contexto: o religioso em movimento (Peregrino), que rompe com o ordenamento regular de tempo e das observâncias práticas, e a figura do praticante (Convertido), que tende a ser regido pela instituição. Ambos, neste processo de secularização, gestam a sua própria forma de crer. O objetivo deste estudo é refletir sobre a crise de sentido, refletida na mobilidade religiosa, que é, em parte, sintoma desta crise, tendo a bricolagem como uma característica marcante das novas formas de crer e, consequentemente, de construção de sentido para a existência.

Biografia do Autor

Sergio Sezino Douets Vasconcelos, Wilhelms Universität Münster; Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutor em Teologia Católica pela Wilhelms Universität Münster. Professor dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Lucileide Cavalcante Silva, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Referências

BERGER, P. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 21, nº 1, 2001, p. 9-23.

BERGER, P. L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.

BERGER, P. The desecularization of the world: a global overview. In: BERGER, P. The desecularization of the world: resurgent religion and world politics. Washington: Grand Rapids, Ethics and Public Policy Center/Eerdmans, 1999. p. 1-18.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. Modernidade, pluralismo e crise de sentido. A orientação do homem moderno. Petrópolis: Vozes, 2004.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HERVIEU-LÉGER, D. O peregrino e o convertido. Religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

LEBRUN, J.-P. O homem sem gravidade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

OLIVEIRA, M. A. de. Diálogos entre Razão e Fé. São Paulo: Paulinas, 2000. p. 213-214.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos