Renovação carismática católica: um dom do Espírito Santo para a Igreja

Autores

  • Elieudo Carvalho de Almeida Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Palavras-chave:

Renovação Carismática Católica. Batismo no Espírito Santo. Carismas. Igreja. Evangelização.

Resumo

O Espírito Santo é a alma da Igreja e renova todas as coisas, pois aqueles que fazem a experiência do batismo no Espírito Santo têm suas vidas transformadas pela força da Palavra de Deus. O Espírito Santo foi derramado ao longo da história, mas em Pentecostes vemos a sua ação fervorosa, o nascimento da Igreja e a evangelização se espalhar pelo mundo. A Renovação Carismática Católica, uma atualização de Pentecostes (Atos 2), surgiu em 1967, desejada por muitos como o novo de Deus para a vida da humanidade. As pessoas que estavam no final de semana de Duquesne fizeram a experiência da Igreja primitiva do batismo no Espírito Santo, pois queriam aprofundar a sua vida de oração, para uma maior vivência da fé e tomando consciência do seu batismo sacramental. A Igreja, por meio dos seus papas, de Paulo VI a Francisco, vem confirmando a corrente de graça como uma ação do Espírito. A Renovação nasce na Igreja e da Igreja, sendo rosto e memória de Pentecostes para o mundo, tendo como fundador o Espírito Santo, aquele que conduz a corrente de graça como uma novidade para todos, permitindo que as pessoas proclamem na vida que Jesus vive e é o Senhor.

Biografia do Autor

Elieudo Carvalho de Almeida, Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Bacharel em Filosofia e em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF).

Referências

ALDUNATE, Carlos, S. J, Pe.; SUENENS, Leon J., Cardeal; SCANDIAN, Silvestre, S. V. D. D. et. al. A Experiência de Pentecostes: a Renovação Carismática na Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 1976.

Audiências, discursos e mensagens dos Papas. Disponível: https://deviccrswp.day50communications.com/pt/sobre-nos/a-rcc/. Acesso em: 25.jul.2023.

BARBOSA, Gilberto Gomes. 30 anos “Eis que faço novas todas as coisas.” (Apocalipse 21,5). Recife: Livraria Obra de Maria, 2019.

BARRUFFO, Antônio. Carismáticos. In: Dicionário de Espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1989.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2019.

CARRILLO ALDAY, Salvador. Renovação Carismática: Um Pentecostes hoje. São Paulo: Paulus,1996.

CODINA, Víctor. O Espírito age a partir de baixo: Pneumatologia desde América Latina. s.d. Disponível em: http://theologicalatinoamericana.com/p=1316. Acesso em: 20.abr.2023.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965. Lumen Gentium. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Concílio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

JOÃO XXIII, Papa; PAULO VI, Papa; JOÃO PAULO II, Papa. Os Papas falam sobre a Renovação Carismática. São Paulo: Loyola, 1982.

JOÃO PAULO II, Papa. Carta Encíclica Dominum et Vivificantem. São Paulo: Paulinas, 1986. (Coleção A Voz do Papa, 112).

JUANES, Benigno, S. J. Que é a Renovação Carismática Católica? Fundamentos. Trad. J. A Ceschin. São Paulo: Loyola,1994.

MANSFIELD, Patti Gallagher. Como em um Novo Pentecostes: o surpreendente início da Renovação Carismática. Canas: RCC Brasil, 2016.

MCDONNELL, Kilian, OSB (Ed.). Rumo a um Novo Pentecostes para uma Nova Evangelização. Minnesota: Michael Glazier Book, 2020. (Documentos de Malines Segunda Edição).

PEDRINI, José Alírio. Experiência de Deus e RCC. São Paulo: Loyola, 1995.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA DO BRASIL. Disponível em: https://novoportal.rccbrasil.org.br/. Acesso em: 15.jun.2023.

VOLCAN, Marcos. Promovendo a unidade. Disponível em: https://www.rccbrasil.org.br/artigo.php?artigo=1050. Acesso em: 15.jun.2023.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos