A tarefa da Filosofia segundo Manfredo Oliveira
Palavras-chave:
Manfredo Oliveira. Crise na Modernidade. Filosofia.Resumo
Se lançarmos o olhar para o horizonte da reflexão filosófica ao longo da história apresentar-se-nos-á inúmeros objetos que foram alvos de acurada investigação pelos filósofos na tentativa de interpretar a realidade. Até mesmo a própria Filosofia tornou-se objeto de si mesmo. Desse modo, a presente comunicação objetiva refletir sobre a tarefa da filosofia hoje; à luz do pensamento de Manfredo Oliveira a partir da obra A Filosofia na crise da modernidade.
Referências
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3ª ed. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A Filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1989.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. Introdução e notas de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2002.
VATTIMO, Gianni. Vocación y responsabilidad del filósofo. Traducción de Antoni Martínez Riu. Barcelona: Herder, 2012.
ZILLES, Urbano. Panorama das Filosofias do Século XX. São Paulo: Paulus. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.