Antropologia filosófica vaziana: as concepções do homem na Filosofia Contemporânea e a categoria de pessoa
Palavras-chave:
Modernidade. Contemporaneidade. Antropologia. Pessoa. Transcendental.Resumo
A questão do homem para Lima Vaz é basilar na antropologia filosófica. Sobre esse foco podemos entender a crítica à Modernidade (contemporânea) como promotora da crise do ser (humano) e ciência que ora reduziu a concepção de homem as múltiplas faces, ora fragmentou tal concepção na sua integralidade, ora excluiu os elementos da tradição (metafísica, ontologia, cultura, história) que constituam a antropologia no seu nível mais alto. O método da anamnese que equaliza o objeto ao sujeito da antropologia tanto retoma a história em que se formou a antropologia filosófica como rearticula as diversas imagens aporéticas de homem que se firmara no tempo, mas foram tratadas de modo opositivo. Nesse processo de reflexão crítica e reconstrução filosófica se delineia a compreensão do homem ao seu estado mais elevado, na categoria de pessoa. Assim, a pesquisa trata na antropologia vaziana sobre 1) a crise moderna-contemporânea da antropologia, 2) as diversas concepções do homem na contemporaneidade e 3) os pontos prévios da antropologia vaziana e a categoria de pessoa. Após a apresentação de algumas aporias acerca do homem nas “ciências do homem” e Lima Vaz retoma ao fundamento de relação, estruturação e constituição do homem presente na tradição ocidental. Nesse processo a categoria de pessoa demonstra ser a síntese integral da antropologia filosófica entre o transcendente e o imanente, o dado e a forma, a finitude e a imortalidade, o sujeito e o objeto do ser. Portanto, uma antropologia filosófica cuja fonte e riqueza deriva do transcendental, absoluto.
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