Antropologia filosófica vaziana: as concepções do homem na Filosofia Contemporânea e a categoria de pessoa

Autores

  • Isaias Mendes Barbosa

Palavras-chave:

Modernidade. Contemporaneidade. Antropologia. Pessoa. Transcendental.

Resumo

A questão do homem para Lima Vaz é basilar na antropologia filosófica. Sobre esse foco podemos entender a crítica à Modernidade (contemporânea) como promotora da crise do ser (humano) e ciência que ora reduziu a concepção de homem as múltiplas faces, ora fragmentou tal concepção na sua integralidade, ora excluiu os elementos da tradição (metafísica, ontologia, cultura, história) que constituam a antropologia no seu nível mais alto. O método da anamnese que equaliza o objeto ao sujeito da antropologia tanto retoma a história em que se formou a antropologia filosófica como rearticula as diversas imagens aporéticas de homem que se firmara no tempo, mas foram tratadas de modo opositivo. Nesse processo de reflexão crítica e reconstrução filosófica se delineia a compreensão do homem ao seu estado mais elevado, na categoria de pessoa. Assim, a pesquisa trata na antropologia vaziana sobre 1) a crise moderna-contemporânea da antropologia, 2) as diversas concepções do homem na contemporaneidade e 3) os pontos prévios da antropologia vaziana e a categoria de pessoa. Após a apresentação de algumas aporias acerca do homem nas “ciências do homem” e Lima Vaz retoma ao fundamento de relação, estruturação e constituição do homem presente na tradição ocidental. Nesse processo a categoria de pessoa demonstra ser a síntese integral da antropologia filosófica entre o transcendente e o imanente, o dado e a forma, a finitude e a imortalidade, o sujeito e o objeto do ser. Portanto, uma antropologia filosófica cuja fonte e riqueza deriva do transcendental, absoluto.

Referências

ANDRADE, Paulo Raphael de Oliveira. Antropologia filosófica de Henrique Cláudio Lima Vaz como superação do reducionismo antropológico. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). São Paulo, 2016.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia filosófica I. 8ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia filosófica II. 8ª ed. São Paulo: Loyola, 1992.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Ética e Razão Moderna. Síntese. Belo Horizonte, v. 22. n. 68, p. 53-85, 1995. Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1132/1539. Acesso em: 03.mai.2021.

FERREIRA, Márie dos Santos. O conceito de pessoa humana no pensamento de Lima Vaz. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, 2009.

KONZEN, Felipe Klafke. O conceito de pessoa em Lima Vaz. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2017.

MAYOS SOLSONA, Gonçal. Ilustración y Romanticismo: introducción a la polémica entre Kant e Herder. Barcelona: Editorial Herder, 2004.

OLIVEIRA, Cláudia Maria Rocha de; MELO, Edvaldo Antônio de. Ética e educação em Lima Vaz. Conjectura, v. 23, n. especial, p. 207-222, 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230/pdf. Acesso em: 03.mai.2021.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos