Seminário da Prainha (1864 - 1964)
Palavras-chave:
Seminário da Prainha. 1864-1964Resumo
A escolha deste dístico como lema da Faculdade Católica de Fortaleza é muito mais do que um simples recurso de marketing cultural. Hoje é muito comum as instituições utilizarem frases de efeito de cunho cultural, histórico ou, mais recentemente ecológico, para fins de marketing. Em nosso caso não foi esta a ideia. Ao escolher este lema pretendemos chamar atenção para alguns aspectos da história desta casa e sua importância no contexto da história intelectual do Ceará e de Fortaleza. Aspectos estes, muitas vezes pouco ou nada valorizados pela intelectualidade local. Consultando a historiografia cearense, especialmente a mais contemporânea, podemos perceber, sem muito esforço, que o papel histórico do Seminário da Prainha ficou reduzido ao de “grande centro de formação do clero ultramontano”. Isto se deve em grande parte a influência que o positivismo e outras matrizes de pensamento eivadas de preconceitos anticatólicos tiveram sobre a construção do campo intelectual brasileiro depois da proclamação da República.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.