Sobre a Revista

A Revista Kairós foi fundada no ano de 2004 com o objetivo de ser o periódico que representa a Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) nos mais diversos espaços acadêmicos no cenário local, regional e nacional. Sua origem reside na motivação em ser veículo de discussão e de publicização de temas científicos, em participar dos debates das Ciências Humanas e, por fim, no anseio de mobilizar pesquisadores interessados em compartilhar com a comunidade científica o fruto de suas pesquisas. O objetivo da revista é colaborar com a difusão dos debates das referidas áreas a partir da publicação de textos científicos baseados na argumentação sólida e na reflexão sobre problemáticas atemporais que perpassam os desafios enfrentados pelo ser humano. Para fazê-lo, a Kairós publica artigos que contemplem as discussões concernentes às Ciências Humanas, de modo geral.

 

Foco e Escopo

            A Kairós é uma revista interdisciplinar da Faculdade Católica de Fortaleza que se volta à divulgação de artigos científicos, resenhas e traduções, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, com titulação mínima de Especialistas (no caso de textos científicos que contem com autores e/ou coautores graduandos ou graduados, recomendamos que a submissão seja encaminhada à Logos & Culturas, periódico científico vinculado à mesma Instituição de Ensino Superior).

            Seu público-alvo são docentes, discentes e interessados, de modo geral, nas Ciências Humanas, bem como em suas discussões e marcos teóricos. Para tanto, o periódico conta com um Comitê Científico reconhecido em sua área de atuação.

 

Processo de avaliação

            Cada texto científico submetido à avaliação da Revista Kairós será encaminhado a pelo menos um parecerista externo, selecionado por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. No caso deste recomendar a não-publicação do texto, ele será imediatamente enviado a outro avaliador. Em caso de empate entre as decisões editoriais, um terceiro será consultado.

            A fim de assegurar o sigilo na identidade dos autores adotou-se o sistema de avaliação às cegas (blind-review), no qual os pareceristas não têm acesso à identidade dos pesquisadores, apenas ao seu texto. Os avaliadores terão como opção os seguintes pareceres: 1) Aceitar para publicação; 2) Aceitar com sugestão de correções; 3) Rejeitar para publicação.

            O parecer dependerá da adequação aos seguintes quesitos: 1) Originalidade; 2) Contribuição para os debates das Ciências Humanas; 3) Adequação do título, resumo e palavras-chave ao conteúdo restante; 4) Pertinência das referências utilizadas; 5) Relevância do tema; 6) Adequação à norma culta da língua portuguesa (em caso de textos publicados em outros idiomas, segue a recomendação sobre a norma culta para a língua utilizada); 7) Clareza argumentativa; 8) Cumprimento dos objetivos propostos pelo autores.

            O autor é livre para adequar seu texto às recomendações e correções dadas pelo (s) parecerista (s). Porém, a publicação do texto encontra-se condicionada à realização destes direcionamentos.

            É importante ressaltar que caso o (s) parecerista (s) identifiquem nos textos submetidos ao periódico conflitos de interesse no que tange à instituição a qual o periódico é vinculado, a quaisquer um dos membros do Comitê Científico Editorial ou ainda que defenda ideias que firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito, os editores da Kairós não darão prosseguimento às etapas editoriais ínsitas ao processo de submissão dos textos.

            O processo de avaliação dos textos é sigiloso. No caso de parecer contrário à publicação, o texto será devolvido ao autor. Apenas o editor tem acesso ao nome dos autores e à avaliação integral dos pareceristas.

            Para publicar na Revista Kairós, é preciso possuir a titulação mínima de Especialista, ou graus superiores, mesmo para coautor.

            O período da submissão de um texto até sua publicação demora, em média, 6-12 meses, a depender da avaliação, da disponibilidade dos pareceristas e do tempo que os autores levarão para cumprir com as recomendações da avaliação, caso existam.

            Após publicar em um número da Revista Kairós, os autores somente terão seus trabalhos publicados no periódico depois do intervalo de um número, podendo novamente publicar na edição subsequente.

 

Periodicidade

            A Revista Kairós adota a política de periodicidade semestral.

 

Fluxo de recebimento de artigos

            A Revista Kairós recebe artigos, resenhas e traduções em fluxo contínuo.

            No caso de dossiês, as informações sobre datas de início e de término de recebimento de textos serão informadas no site do periódico.

 

Acesso Livre

            A Revista Eletrônica Kairós possui acesso livre ao seu conteúdo.

            Para adquirir edições atuais ou anteriores de sua versão impressa, recomendamos entrar em contato com a revista através do email: periodicos@catolicadefortaleza.edu.br.

            Não é cobrada nenhuma taxa de submissão.

 

Sobre os direitos de veiculação

            Ao submeter seu texto científico à Revista, o autor transfere para o periódico seu direito de veiculação. No entanto, isto não interfere que o autor divulgue suas publicações, o que deve ser feito citando a edição da Revista Kairós em que o texto foi publicado, sob pena de incorrer em plágio.

 

Ineditismo

            Os textos publicados na Revista Kairós devem ser inéditos. Em caso de textos submetidos à Kairós e outras revista, de modo concomitante, recomenda-se que os autores notifiquem o periódico no ato da submissão.

 

Condutas éticas

            A Revista Kairós adota as recomendações do Comitee on Publications Ethics (COPE) sobre ética em pesquisas.  

            É responsabilidade do tradutor, de acordo com a Lei Nº 9610 de 19 de fevereiro de 1996, buscar a devida autorização para traduzir quaisquer manuscritos.

            Recomenda-se que, em caso de pesquisadores contemplados com financiamentos, como bolsas de pesquisas, o órgão de fomento que auxiliou na realização do texto científico seja devidamente mencionado.

 

Plágio

            A citação devidamente referenciada é prática comum e desejável no meio acadêmico, em todas as ciências. No entanto, utilizar-se de trechos sem a devida menção ao autor, mesmo de seus próprios textos, seja sob a forma de citação direta ou indireta, incorre na Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003.

            A Kairós recomenda que quaisquer denúncias de plágio sejam imediatamente comunicadas ao e-mail da revista periodicos@catolicadefortaleza.edu.br.

            Suspeitas de plágio serão investigadas internamente cumprindo os seguintes trâmites: 1) Recebimento da denúncia; 2) Escaneamento do texto no programa de antiplágio Copy Spider; 3) Escaneamento do texto por busca simples no Google; 4) Confirmação ou Invalidação da denúncia.

 

Responsabilidade da Revista e dos Autores

            A Revista Kairós se responsabiliza pelo sigilo durante o processo editorial, pelo arquivamento dos textos pelo período de cinco anos e pela sua divulgação, o que é feito a partir de portais de periódicos nacionais e estrangeiros.

            Aos autores cabe responsabilizar-se pela fidedignidade das suas fontes, pelo conteúdo exposto e pela metodologia argumentativa adotada. Porém, reiteramos o que já foi dito na seção "Processo de avaliação": caso o (s) parecerista (s) identifiquem nos textos submetidos ao periódico conflitos de interesse no que tange à instituição a qual o periódico é vinculado, a quaisquer um dos membros do Comitê Científico Editorial ou ainda que defenda ideias que firam os direitos humanos ou o Estado Democrático de Direito, os editores da Kairós não darão prosseguimento às etapas editoriais ínsitas ao processo de submissão dos textos, sem que haja quaisquer prejuízos para autores ou agravo para os integrantes dos Comitês da revista.

            Nesse sentido, observa-se que mesmo que o conteúdo seja responsabilidade dos autores, a revista defende a livre expressão, a imparcialidade científica e a valorização da pessoa humana, o que reverbera-se em suas publicações. Com base nestes princípios, caso necessário, o periódico poderá publicar erratas e retratações de números anteriores.

 

Licença Creative Commons International 4.0

A Revista Kairós segue as recomendações de Direitos Autorais fornecidas pela Creative Commons 4.0 (CC BY), que assegura:

1) O Direito Autoral de publicação para o periódico;

2) O direito do autor e leitores, de modo geral, a utilizar as informações publicizadas nos manuscritos da revista, bem como distribu´í-las e adaptá-las, contanto que fazendo a devida menção à publicação da Revista Kairós.

3) É permitida a divulgação dos textos publicados, sendo recomendado à devida referência ao periódico e aos seus autores. 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.