A dimensão social da evangelização
Palavras-chave:
Pobre. Inclusão Social. Distribuição de Renda. Paz Social. Diálogo.Resumo
A Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium, publicada em 24 de novembro de 2013, é considerada como um documento a apontar caminhos que a Igreja deve percorrer nos próximos anos, consoante afirmação de abertura do próprio documento e é de um conteúdo programático de seu pontificado. A esta contribuição enfoca a parte do referido documento, o capítulo IV, que trata da dimensão social da evangelização. A escolha se deu porque, na compreensão do autor, é a grande lacuna no processo de evangelização, especialmente numa perspectiva da justiça social, da defesa da vida e transformadora, mormente em tempos de Pós-Modernidade, porquanto se acentua uma visão de predominância neopentecostal. O capítulo vai na contramão desta história.
Referências
BENTO XVI. Carta Encíclica Deus é Amor. São Paulo: Paulus; Edições Loyola, 2006.
CNBB. Doc. 100. Comunidade de Comunidades – Uma nova Paróquia. A conversão pastoral da paróquia. Brasília: Edições CNBB, 2014.
CNBB. Doc. 69. Exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome. São Paulo: Paulinas, 2002.
DOCUMENTO DE APARECIDA. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe. Brasília, São Paulo:
Ed. CNBB; Paulus-Paulinas, 2007.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas 2013.
PAULO VI. Carta Apostólica Octogesima Adveniens. São Paulo: Paulinas, 1971.
PAULO VI. Carta Encíclica Ecclesiam Suam, São Paulo: Paulinas, 1964.
SÃO JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Redemptoris Missio, sobre a Validade Permanente do Mandato Missionário. São Paulo: Paulinas, 1991.
SÃO JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis, São Paulo: Paulinas, 1988.
VATICANO II. Mensagens, Discursos, Documentos - Gaudium et Spes. São Paulo: Vozes, 1998, p. 470-549.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.