O significado do corpo e do batismo na Teologia de Teodoro de Mopsuéstia

Autores

  • Elismar Alves dos Santos

Palavras-chave:

Corpo. Batismo. Teologia. Teodoro de Mopsuéstia.

Resumo

Ao explicar que o cristão se associa ao Corpo Místico de Cristo, tendo no Batismo os sinais visíveis dessa associação, Teodoro de Mopusuéstia (350-428) apresenta uma importante reflexão teológica sobre a humanidade de Cristo. Nesse contexto, os que recebem o Batismo e a Eucaristia participam da humanidade de Cristo. Para tratar dessa temática, o artigo encontra-se dividido em cinco partes. Primeiramente, delineia alguns traços da Cristologia de Teodoro de Mopsuéstia. Em segundo lugar, aborda a temática do corpo na Pós-Modernidade. Em terceiro, traz à discussão o significado do Corpo de Cristo. Em quarto, discorre acerca do batismo na teologia de Teodoro de Mopsuéstia. Por último, demarcam-se algumas consequências que emergem sobre o significado do corpo, para a atualidade, com origem na teologia do Autor antioqueno.

Referências

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

SANTOS, Elismar Alves dos. A relação entre corpo, erotismo e sexualidade. Pensar – Revista Eletrônica da FAJE, Belo Horizonte, v.2, n.1, 2011, p.94-104.

FERREIRA, Joel Antônio. A Corporeidade em 1 Coríntios: o embate entre as culturas Semítica e Helênica. Revista de Ciências da Religião da Faculdade Católica de Uberlândia, in. Interações, Cultura e Comunidade, v. 3, n.3, p.45-59, 2008.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a Igreja e o Sagrado: História do Corpo. Volume I. Petrópolis: Vozes, 2005.

GRIECO, Sara F. Mattews. Corpo e Sexualidade na Europa do Antigo Regime: História do Corpo. Volume I. Petrópolis: Vozes, 2005.

CORREIA JÚNIOR, João Luiz. A Dimensão do Corpo na Bíblia. Estudos Bíblicos. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 10-23.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. São Paulo: Vozes, 1992.

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. São Paulo: Papirus, 2008.

LIÉBAERT, Jacques. Os Padres da Igreja. [Séculos I-IV]. São Paulo: Loyola, 2000.

McLEOD, Frederick. The Roles of Christ’s Humanity in Salvation: Insights From Theodore of Mopsuestia. Washington: The Catholic University of America Press, 2005.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PAMPALONI, Massimo. O Pudor como Pastor do Ser: Reflexão sobre a sexualidade em chave personalística. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, n. 102, p.225-237, 2005.

PIXLEY, Jorge. Erostismo e Misticismo: Uma prática de interpretação. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Petrópolis, v. 1, n.38, 2001.

SULLIVAN, Francis. The Christology of Theodore of Mopsuestia. Roma: Cura Pontificiae Universitatis Gregorianae, 1956.

SPANNEUT, Michel. Os Padres da Igreja. [Séculos IV-VIII, volume II]. São Paulo: Loyola, 2002.

TEODORO DE MOPSUÉSTIA: Homilias Catequéticas 12-16. Traduzido da tradução francesa de G. Coutuier e Th. Matura, por Francisco Taborda SJ.

XAVIER, Lacroix. O Corpo de Carne. São Paulo: Loyola, 2009.

VIDAL, Marciano. Como hablar del pecado hoy: Hacia una moral crítica del pecado. Madrid: Propaganda Popular Católica, 1974.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

SANTOS, E. A. dos. O significado do corpo e do batismo na Teologia de Teodoro de Mopsuéstia. Kairós, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 102–120, 2012. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/152. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos