Sobre o princípio responsabilidade em Hans Jonas: a necessária constituição de uma nova mentalidade para a preservação das gerações futuras

Autores

  • Rosa Maria Guimarães Rocha

Palavras-chave:

Princípio Responsabilidade. Macroética. Ontologia. Mudança de mentalidade.

Resumo

O contexto da sociedade atual, com o desenvolvimento exacerbado da tecnologia, destituída de uma consciência ética que leve em consideração a preservação da vida no planeta, exige uma mudança de mentalidade ancorada numa postura ética denominada por Mancini et al.(2000) de Macroética. O princípio responsabilidade elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, é muito importante para a compreensão da Macroética. Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica, fundamentada em Jonas (2004; 2006), Mancini et al. (2000), Giacoia Jr. (2009), Zancanaro (In Carvalho, 2004;2010) e outros autores. Seu objetivo é sensibilizar os leitores para o despertar da responsabilidade com a preservação da vida de todos os seres, no presente e no futuro.

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

ROCHA, R. M. G. Sobre o princípio responsabilidade em Hans Jonas: a necessária constituição de uma nova mentalidade para a preservação das gerações futuras . Kairós, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 50–61, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/165. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos