Sobre o princípio responsabilidade em Hans Jonas: a necessária constituição de uma nova mentalidade para a preservação das gerações futuras
Palavras-chave:
Princípio Responsabilidade. Macroética. Ontologia. Mudança de mentalidade.Resumo
O contexto da sociedade atual, com o desenvolvimento exacerbado da tecnologia, destituída de uma consciência ética que leve em consideração a preservação da vida no planeta, exige uma mudança de mentalidade ancorada numa postura ética denominada por Mancini et al.(2000) de Macroética. O princípio responsabilidade elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, é muito importante para a compreensão da Macroética. Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica, fundamentada em Jonas (2004; 2006), Mancini et al. (2000), Giacoia Jr. (2009), Zancanaro (In Carvalho, 2004;2010) e outros autores. Seu objetivo é sensibilizar os leitores para o despertar da responsabilidade com a preservação da vida de todos os seres, no presente e no futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.