A concepção trágica da existência em Augusto dos Anjos

Autores

  • Rodrigo Rizério de Almeida e Pessoa Instituto Federal da Bahia (IFBA)/Professor EBTT

Palavras-chave:

Tragédia. Literatura nacional. Augusto dos Anjos.

Resumo

O artigo a seguir visa identificar os elementos trágicos presentes na poética de Augusto dos Anjos. Para tanto, o trabalho inicialmente apresenta, à luz de FinazziAgrò, o problema da experiência trágica do mundo em um contexto de racionalidade cada vez mais instrumental e técnica. O caminho que o autor usa para tanto é a analítica existencial de Heidegger, especialmente o exame de seu conceito de angústia e de nada. Isso permite vislumbrar em que medida ainda é possível falar em tragédia na experiência atual de mundo. Em seguida, a partir das pesquisas de Esper, o trabalho apresenta o modo como a literatura nacional lidou com a tragédia para, enfim, identificar, na poesia de Augusto dos Anjos, se e em que medida ela pode ser lida enquanto expressão de uma concepção filosófica trágica da existência, questão tanto mais evidente quanto se recorda da influência do pessimismo de Schopenhauer sobre o poeta paraibano.

Referências

ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

BRUFLAT, Alan. “Dramatic Tension in the Poetry of Augusto dos Anjos”. Hispania, v. 72, n. 3, p. 780-782, sep./1989.

ESPER, Lúcio. Ascensão em Queda Livre: Augusto dos Anjos e a Infernalização do Mundo. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, 2003.

FINAZZI-AGRÒ, Ettore. “Angst e sentimento (do) trágico na moderna poesia de Língua Portuguesa”. Scripta. Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 131-147, jul./dez. 2008.

HARDMAN, Francisco Foot. Augusto dos Anjos e o Anti-Tropicalismo. Portuguese Studies. v. 23, n. 1, p. 100-108, 2007.

HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. 5ª ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008a. (Coleção Pensamento Humano).

HEIDEGGER, Martin. “Que é metafísica?” Conferências e escritos filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HELENA, Lúcia. A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; João Pessoa: Secretaria da Educação e Cultura da Paraíba, 1984.

LOPEZ JUNIOR, Francisco Caetano. Para um estudo do tragico no livro Eu de Augusto Dos Anjos. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana. Medford, ano 17, n. 33, p. 291-303, 1991.

LOURENÇO, Eduardo. Da literatura brasileira como rasura do trágico: de Machado de Assis a Clarice Lispector. Terceira Margem: Revista do Centro de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 1, p. 7-12, 1998.

MACHADO, Roberto Pinheiro. Augusto dos Anjos: Poetry, Pain and a Heightened Awareness of Being. Cadernos do IL. Porto Alegre, n. 43, p. 345-353, dez./2011.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

DE ALMEIDA E PESSOA, R. R. A concepção trágica da existência em Augusto dos Anjos . Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 24–42, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/170. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos