Prisão, uma fórmula de preconceitos: uma análise do conceito de delinquência em Michel Foucault

Autores

  • Leonardo Brandalise Machado Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Delinquência. Execução Penal. Proximidade Social. Responsabilidade Moral. Filosofia do Direito.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de delinquência cunhado por Michel Foucault e entender sua relevância para os dias atuais, estudando como a estigmatização de uma pessoa como “delinquente” contribui para a solidificação de preconceitos em relação aos apenados. Para tanto, examinamos como e por que a prisão cria os delinquentes, bem como o motivo pelo qual, mesmo com a prisão fracassando em ressocializar e diminuir a criminalidade, ela continua inquestionável. Por fim, investigaremos a relação entre proximidade social e responsabilidade moral, pois promover esta distância social foi utilizada como estratégia planejada em processos de criação de preconceitos em relação a minorias, como com os judeus no Nazismo e os negros nos Estados Unidos. Concluímos pela necessidade de o poder político criar espaços de aproximação entre sociedade civil e apenados, para que possa diminuir os preconceitos em relação a estes e, consequentemente, para que haja a possibilidade de uma melhor ressocialização.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BAUMAN, Zygmunt; DONKIS, Leonidas. Cegueira moral: A perda da sensibilidade na modernidade líquida. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Tradução: Marcus Penchel. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Composição da população por cor/raça no sistema prisional. In: Levantamento nacional de informações penitenciárias: Período de Julho a Dezembro de 2020.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016. Ano 10. São Paulo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: Curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

JACARANDÁ, Rodolfo de Freitas; SOUZA, Thaís Ferreira de. Revisão da concepção foucaultiana de delinquência. In: D'AVILA, Fabio Roberto; SANTOS, Daniel Leonhardt dos (Org.). Direito Penal e Política Criminal. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 734-755. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6261242. Acesso em: 2.dez.2019.

WACQUANT, Loic. As duas faces do Gueto. Tradução: Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2023-02-28

Como Citar

BRANDALISE MACHADO, L. Prisão, uma fórmula de preconceitos: uma análise do conceito de delinquência em Michel Foucault. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 94–109, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/172. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos