A clínica psicológica refletida a partir de Edith Stein: humanologia

Autores

  • Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Palavras-chave:

Estrutura da personalidade. Empatia. Psicologia clínica.

Resumo

Os estudos sobre a estrutura da personalidade humana e empatia têm ampliado a compreensão de paciente cuidado em psicoterapia em minha prática clínica, no ensino e na pesquisa. Esses estudos me convidaram a uma desconstrução da terapia do psíquico. A partir de Edith Stein encontrei uma humanologia, que se revela mais próxima à realidade do vivido, que os estudos em psicologia e psicanálise. A pessoa humana compreendida em corpo, psique e espírito, amplia a psicologia. O estudo sobre empatia reposiciona o modo de estar com o outro na clínica. Anterior à simpatia e antipatia, a empatia é um modo de conhecimento do outro e de si a partir do que acontece na intersubjetividade. O mundo contemporâneo nos mostra dificuldades que nós seres humanos temos que enfrentar, e considero que qualquer tentativa de diagnosticar uma pessoa nos dirige a um reducionismo de toda a potencialidade que é inerente ao ser humano. A partir de Stein, o diagnóstico se volta à experiência vivida. Nesse sentido, todo e qualquer sintoma passa a ser mero coadjuvante diante da maior doença que afeta o homem: o preconceito. Edith Stein nos mostrou como é possível romper com os preconceitos de modo ético, a começar pela sua própria história, repleta de sofrimentos e aproximações entre o modo de ser judaico e o católico. A essência comum a esses distintos modos de ser se situa na humanidade. Pretendo com esta exposição refletir sobre as profundas contribuições de Stein para a psicologia clínica a partir do estudo do humano.

Referências

ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2006.

ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: implicações éticas. Memorandum, 11, 28-34, 2006b.

ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: psicologia, história e religião. Organização e tradução Miguel Mahfoud e Marina

Massimi. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.

FELDMAN, C. Edith Stein: Judia, atéia e monja. Tradução Eurides Avance de Souza. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Parte I. Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Lisboa:

Edição Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

SAFRA, G. Profoco. Curso de Formação Continuada. Abril, 2007.

SAFRA, G. Transferência: o estar diante, o estar em, o estar com. São Paulo: Edições Sobornost, DVD1, 2, 3, 4.

SAFRA, G. Hermenêutica na situação clínica. O desvelar da singularidade pelo idioma pessoal. São Paulo: Edições Sobornost, 2006.

SAFRA, G. A po-ética na clínica contemporânea. Aparecida: Idéias e Letras, 2004.

SAFRA, G. A face estética do self. Teoria e Clínica. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.

STEIN, E. La estructura de la personalidad humana. Madrid: estúdios y ensayos. BAC. Filosofia y Ciências, 2007.

STEIN, E. Escritos filosóficos. Etapa fenomenológica. Obras Completas II. Editorial Monte Carmelo, Madrid, 2005.

STEIN, E. La estructura de la persona humana. Madrid: BAC, 2003.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

ANTÚNEZ, A. E. A. A clínica psicológica refletida a partir de Edith Stein: humanologia. Kairós, Fortaleza, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/178. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos