Contemplação e felicidade na Faculdade das Artes de Paris: um estudo dos conceitos e do seu contexto na segunda metade do século XIII
Palavras-chave:
Aristóteles. Boaventura. Boécio. Felicidade. Sumo Bem.Resumo
O desenvolvimento do estudo dos textos aristotélicos e de seus comentários é um dos pontos altos da 2a metade do século XIII. Além de um aprofundamento critico, existe também rejeição, o que acirra os ânimos, concentrada na questão da criação do mundo, da unicidade do intelecto e de um determinismo. Protagonistas: S. Boaventura e Boécio de Dácia. A pequena obra deste, De Summo Bono, ilustra bem o rumo que a Filosofia está tomando: independência da Teologia e exaltação da pessoa do filosofo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.