A Teologia simbólica de Santa Teresa de Lisieux
Resumo
O presente artigo analisa a scientia amoris na vida e nos escritos de Santa Teresa de Lisieux a partir do símbolo da lira, que representa o coração humano, e o dinamismo da ação divina que é capaz transformar até uma simples criança numa grande santa. O texto parte de uma apresentação histórico-biográfica, para, em seguida, apresentar a teologia simbólica teresiana com a sua originalidade, e aprofunda as quatro dimensões do amor humano presentes na imagem da lira na sua capacidade de acolhimento e de doação de si através do amor esponsal e materno, filial e fraterno. Através da vida de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face e da sua doutrina da Infância Espiritual apresenta o processo de purificação e santificação do coração humano dentro da simbologia da lira como caminho seguro e sempre atual para o seguimento de Cristo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.