Iniciação à vida cristã

Autores

  • Antonio Almir Magalhães de Oliveira

Palavras-chave:

Iniciação à vida cristã. Catecumenato. Resgate. Mudanças societárias.

Resumo

O processo conhecido como iniciação à vida cristã não é uma novidade na Igreja, na medida em que remonta aos séculos II até o IV, quando os cristãos num clima de hostilidade e de perseguição necessitavam de uma formação sólida e demorada que se convencionou chamar de catecumenato. Hoje, diante da fragilidade do modelo de iniciação que temos, pobre ou fragmentado, há a necessidade de se recuperar o estilo catecumenal, que gesta discípulos porquanto se baseia no seguimento de Cristo. O presente texto é uma modesta colaboração para se entender este processo ontem e hoje.

Referências

BRUSTOLIN, Leomar Antonio; LELO, Antonio F. Caminho de Fé, Itinerário de preparação para o batismo de adultos e para a confirmação e eucaristia de adultos batizados. São Paulo: Paulinas, 2006.

FLORISTÁN, Cassiano. Catecumenato, história e pastoral da iniciação. Petrópolis: Vozes, 1995.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae. São Paulo: Paulinas, 1980.

LELO, Antonio Francisco. Catequese com estilo catecumenal. São Paulo: Paulinas, 2008.

LELO, Antonio Francisco. A iniciação cristã – Catecumenato, dinâmica sacramental e testemunho. São Paulo: Paulinas, 2005.

Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA). São Paulo: Paulinas, 2003.

ZORZI, Lúcio. Uma proposta de catecumenato com o RICA simplificado. São Paulo: Paulinas, 2006.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. A. M. Iniciação à vida cristã. Kairós, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 173–187, 2010. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/224. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos