Comunidade: uma reflexão a partir de Zygmunt Bauman

Autores

  • Janine Barreira Leandro

Palavras-chave:

Bauman. Comunidade. Sociedade Contemporânea.

Resumo

Este artigo pretende expor a forma como o sociólogo polonês Zygmunt Bauman em sua obra Comunidade aborda a noção de comunidade nas sociedades contemporâneas, afirmando a impossibilidade de realização da definição clássica de sociabilidade comunitária em tempos de “Modernidade Líquida”. Primeiramente abordam-se as muitas definições do termo “comunidade” e a dificuldade de efetivar as definições na sociedade contemporânea fazendo-se, então, um paralelo entre comunidade e modernidade (aqui entendida como contemporaneidade). Conclui-se a argumentação refletindo o multiculturalismo como um fator de unidade, “uma luz no fim do túnel” que reacende a esperança, a utopia.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

RUSS, Jaqueline. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo: Paulus, 1999.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

LEANDRO, J. B. Comunidade: uma reflexão a partir de Zygmunt Bauman. Kairós, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 156–162, 2008. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/254. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos