Teoria crítica nas Passagens de Walter Benjamin

Autores

  • Abrahão Antonio Braga Sampaio
  • Ítalo Moura Guilherme
  • Ivoneide Fernandes Rodrigues
  • Marta Maria Aragão Maciel
  • Paulo Alexandre P. de Miranda

Palavras-chave:

Passagens. Dialética. Capitalismo. Fantasmagorias. Paris.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no grupo de estudos de teoria crítica da obra Passagens. Assim, o que temos aqui é um texto de várias mãos que organizamos em dois momentos: no primeiro uma leitura sobre as transformações sociais e políticas do século XIX; no segundo apresentamos uma leitura voltada para um olhar estético de tais transformações. Partimos basicamente das Exposés escritas em 1935 e em 1939, onde encontramos um grande resumo das questões apresentadas nos cadernos das Passagens. Nesta obra, Walter Benjamin busca realizar um estudo para compreender os novos fenômenos do século XIX, suas mudanças culturais, políticas e econômicas. Para tanto, o autor desenvolve uma pesquisa fisionômica da cidade de Paris, na qual ele acredita ser a capital do século XIX, cidade que reune todos os grandes elementos das novas configurações do capitalismo.

Referências

AQUINO, João Emiliano Fortaleza de. Memória e consciência histórica. Fortaleza: e.UECE, 2006.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Edição alemã de Rolf Tiedemann. Organizador da edição brasileira Willi Bolle, Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial de Estado de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

SAMPAIO, A. A. B.; GUILHERME, Ítalo M.; RODRIGUES, I. F.; MACIEL, M. M. A.; MIRANDA, P. A. P. de. Teoria crítica nas Passagens de Walter Benjamin. Kairós, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 214–225, 2008. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/259. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos