Pluralismo religioso e o movimento de Jesus

Autores

  • João Luiz Correia Júnior

Palavras-chave:

Religião. Judaísmo. Sociedade. Bíblia.

Resumo

Pluralismo é um termo usado para se referir ao fenômeno cultural em que se fragmenta o universo simbólico unitário do passado, provocando uma concorrência entre diversos universos de valores, por meio de suas instituições. No âmbito religioso, são oferecidas diversas possibilidades de acesso ao sagrado por meio de diferentes experiências religiosas. Esse é um fenômeno tão novo quanto antigo. Jesus também conheceu, guardadas as devidas proporções, no seu contexto histórico. O Judaísmo, subdividido em diversas facções, sofria a influência da invasão cultural grega, promovida pelo Império Romano. Mas a que grupo, a que corrente ideológica dentro do Judaísmo Jesus manteve pertença religiosa? Neste artigo, vamos tecer alguns comentários sobre o contexto histórico da Palestina do século I para, em seguida, enfrentar a questão sobre a pertença religiosa de Jesus e do movimento que liderou, dentro do pluralismo religioso de sua época.

Referências

KOESTER, Helmut. Introdução ao Novo Testemento (2): história e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.

MALINA, Bruce J. O evangelho social de Jesus: o reino de Deus em perspectiva mediterrânea. São Paulo: Paulus, 2004.

STEGEMANN, Ekkehard; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Paulo: Paulus, 2004.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

CORREIA JÚNIOR, J. L. Pluralismo religioso e o movimento de Jesus. Kairós, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2006. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/298. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos