Santo Agostinho e a controvérsia pelagiana

Autores

  • Marlesson Castelo Branco do Rego

Palavras-chave:

Agostinho. Pelágio. Controvérsia. Pecado original.

Resumo

O presente artigo trata de um movimento de reforma religiosa, a partir de Roma, entre os séculos IV e V, que eventualmente recebeu o nome de seu líder, Pelágio. A questão central do pelagianismo era se o pecado adâmico teve ou não desdobramentos sobre o ser humano. Neste contexto da controvérsia pelagiana, uma sistematização doutrinária a respeito do pecado adâmico foi elaborada por Santo Agostinho. Fazendo uso do termo “pecado original”, o Bispo de Hipona propôs um sistema contra os pelágicos que passou a exercer uma influência decisiva na história e na vida da cristandade ocidental. Entretanto, uma perspectiva evolucionista da doutrina do pecado original, considerando um período pré-pelagiano e outro pós-pelagiano, leva a uma reflexão sobre o papel das decisões sinodais e conciliares que ratificaram a posição agostiniana provocando um impacto no Ocidente, de tal modo que hoje é difícil medir a importância do pecado original nos espíritos e em todos os níveis sociais.

Referências

AGOSTINHO, Santo. O espírito e a letra. In: A graça. Trad. de Agustino Belmonte. São Paulo: Paulus, 1998. v.1.

DELUMEAU, Jean. O pecado e o medo: a culpabilização no ocidente (séculos 13-18). Trad. de Álvaro Lorencini. Bauru: EDUSC, 2003. v.1.

SESBOÜÉ, Bernard (Dir.). O homem e sua salvação (séculos V-XVII). Trad. de Orlando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2003. Tomo 2.

SPROUL, R.C. Sola gratia: a controvérsia sobre o livre-arbítrio na história. Trad. de Mauro Meister. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

DO REGO, M. C. B. Santo Agostinho e a controvérsia pelagiana. Kairós, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2006. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/300. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos