Elementos para uma renovação eclesial
Palavras-chave:
Pastoral de manutenção. Renovação eclesial. Ação evangelizadora. Opção pelos pobres. Comunhão.Resumo
O Concílio Vaticano II, que completou em 2005 os 40 anos de seu encerramento, foi um evento eminentemente pastoral, cujo objetivo era reinterpretar o Evangelho para nossos dias e a marca pastoral deste Concílio implicava numa renovação eclesial, proporcionando um estilo novo. O processo de recepção do mesmo continua, não está acabado, é lento e há uma dinâmica dialética que de um lado fez com que algumas realidades construídas, em determinado momento perdessem força e não se consolidaram mas como estão dentro do espírito do Concílio precisam ser resgatadas; outras que precisam ser criadas e institucionalizadas. Positivamente, o espírito que gerou tem dado uma vitalidade enorme à vida eclesial. O importante é que o processo de renovação eclesial iniciado por este Concílio deve continuar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.