O cristianismo no Ceará: perspectiva protestante
Resumo
O fenômeno protestante visto de fora se constitui um emaranhado de difícil compreensão. A abundância de igrejas, a multiplicação de templos, a variedade das designações como evangélicos, crentes, protestantes, pentecostais, etc, bem como a maior visibilidade através da mídia e a sua presença constatada no último censo estatístico tornam difícil a compreensão desse universo. O propósito deste artigo, inicialmente uma palestra na Semana Teológico-Filosófica comemorativa aos 150 anos da Diocese do Ceará, é traçar um panorama geral do Protestantismo desde uma perspectiva histórica até a sua inserção no Ceará.
Referências
HOONAERT, E. Formação do Catolicismo Brasileiro 1550-1800. Petrópolis: Vozes, 1974.
LEONARD, E. O Protestantismo Brasileiro, São Paulo: ASTE, 1963.
MENDONÇA, A. G. O Celeste Porvir. São Paulo: Paulinas, 1984.
MENDONÇA, A.G.; V. F. PROCORO, Introdução ao Protestantismo no Brasil, São Paulo: Loyola/Ciências da Religião, 1990.
RIBEIRO, B. Protestantismo no Brasil Monárquico, São Paulo: Pinoeira, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.