Como falar hoje da fé na ressureição?

Autores

  • Elismar Alves dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)/Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

Palavras-chave:

Antropologia. Ressurreição. Cristianismo. Escatologia.

Resumo

O artigo aborda a temática da ressurreição. Acreditamos que falar da fé na ressureição exige embasamento antropológico. A antropologia teológica tem a função de ser a parte da teologia que se destina a refletir sobre a pessoa humana, à luz de Cristo. A ressurreição do corpo significa, segundo a antropologia bíblica, ressurreição do ser humano como pessoa. Os temas da morte e ressurreição fazem parte ora da Sagrada Escritura, ora da Tradição da Igreja. No decorrer dos séculos tem-se perguntado: o que há de verdade histórica no testemunho sobre a ressurreição? Todos serão salvos após a morte? A morte é consequência do pecado original? Como atualizar os conceitos de inferno, purgatório e céu para os dias de hoje? Abordar, atualmente, o sentido da fé na ressurreição requer uma linguem teológica que não destoa do seu verdadeiro significado.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. Parte II: os juízos de Deus e o juízo final. Petrópolis: Vozes, 2001.

COZZI, Alberto. Ripensare la risurrezione e/o annunciare il risorto? L’attuale teologia della risurrezione tra istanze di ripensamento del significato culturale ed esigenze di una nuova fondazione. Revista “Teologia”, n. 34, p. 185-222, 2009.

HAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.

KESSLER, Hans. La resurreccion de Jesus: aspecto biblico, teologico e sistematico. Salamanca: Ediciones Sigueme, 1989.

LACROIX, Xavier. O corpo de carne. São Paulo: Loyola, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PANNENBERG, Wolfhart. Teologia sistemática. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2009.

RATZINGER, Joseph. Escatologia: la muerte y la vida eterna. Barcelona: Editorial Herder, 1984.

SCHILLEBEECKX, Edward. Jesus: a história de um vivente. São Paulo: Paulus, 2008.

TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma Teológica: as verdades sobrenaturais sobre a vida futura. Terceira parte: capítulo LXXIX, Livro IV. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Indústria Gráfica Editora, 1980.

TORRES QUEIRUGA, Andres. Repensar a ressurreição: a diferença cristã na comunidade das religiões e da cultura. São Paulo: Paulinas, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SANTOS, E. A. dos. Como falar hoje da fé na ressureição?. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 56–65, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/368. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos