Perder tudo para tudo ganhar: O relato do aniquilamento paulino por CRISTO em Filipenses 3,7-14
Resumo
No presente artigo procuramos enxergar a transformação do apóstolo Paulo e o seu radical aniquilamento por Cristo em narração contida na Epístola aos Filipenses, notadamente, na perícope constante em 3,7-14. Nosso intuito é perceber no exame do texto a kénosis paulina, o seu despojamento total por aquele a quem perseguiu. Entender como o inesperado acontecimento de Damasco marcou a reviravolta na vida do judeu de Tarso. Ao encontrar-se com Jesus de Nazaré, Paulo transmudou o seu existir. Ele cede tudo, para tudo ter. O agir renunciador do Apóstolo calca-se no exemplo despojado de Cristo. O esvaziamento de Paulo decorre do reflexo contundente da servidão de Jesus Cristo. Tudo que tinha em conta transformou-se em convicta perda. Aqui o título do Artigo é referendado, Paulo, com lucidez cristalina, optou por “perder tudo, para tudo ganhar”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.