O desafio da plena participação da mulher na sociedade e na igreja: uma reflexão a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Autores

  • Célia Soares de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

Assembleia eclesial. Mulheres. Igreja. Ministérios.

Resumo

Um momento oportuno para o Povo de Deus, que caminha com a Igreja na América Latina e Caribe, foi a realização da Primeira Assembleia Eclesial, como fruto do caminho proposto pelo Papa Francisco de voltar às fontes do cristianismo para ser uma Igreja de portas abertas e “em saída”. O desafio é recepcionar, refletir e assumir as prioridades em nossas comunidades, para uma mudança na ação pastoral da Igreja na América Latina e Caribe, a fim de que seja mais acolhedora e profética. Colocaremos em destaque a prioridade de número 3, que trata sobre a participação da mulher na Igreja, relacionando-a com os ministérios não-ordenados instituídos pelo Papa Francisco: Ministério do Catequista, Ministério do Acolitato e Leitorado para mulheres. Uma Igreja que se deseja sinodal e não abre espaço para a participação das mulheres, não será sinodal. O presente artigo está dividido em 4 tópicos: 1) delinear novos caminhos pastorais: importante destaque para as ações do Papa Francisco no campo da sinodalidade; 2) o caminho da sinodalidade se faz caminhando:a Primeira Assembleia Eclesial como meio do “caminho” que se deseja para toda a Igreja; 3) participação e recepção da Assembleia Eclesial: o desafio de manter viva a chama do desafio sinodal e 4) o desafio da plena participação da mulher na Igreja e na sociedade: a urgente necessidade de uma abertura para uma participação mais efetiva da mulher nos ministérios e espaços de decisão da Igreja.

Referências

ALMEIDA, Antonio José. Mulheres e leitoras acólitas: significado da mudança. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/606927-mulheres-leitoras-eacolitas-significado-da-mudanca. Acesso em: 06.mar.2022.

BRIGUENTI, Agenor. Documento de Aparecida: o texto original, o texto oficial e o Papa Francisco. Revista Pistis Prax., Teologia Pastoral. Curitiba, v. 8, n. 3, p. 673-713, set./dez. 2016.

CÁCERES, Hugo. Metodologia e procedimentos para a criação de uma cultura de sinodalidade. In: SANCHEZ, Wagner Lopes (Org.). Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. São Paulo: Edições Paulinas, 2022.

CARIAS, Celso Pinto. Desafios da recepção da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. In: SANCHEZ, Wagner Lopes (Org.). Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. São Paulo: Edições Paulinas, 2022.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Conheça os 12 desafios pastorais da Igreja na América Latina e Caribe apontados pela Assembleia Eclesial. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/conheca-os-12-desafios-pastoraisda-igreja-da-america-latina-e-caribe-apontados-pela-assembleia-eclesial/. Acesso em: 28.abr.2022.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento para o Caminho. Disponível em: https://asambleaeclesial.lat/wpcontent/uploads/2021/05/Gui%CC%81a-Asamblea-Eclesial-Popular-CELAMPortugue%CC%81s.pdf. Acesso em 06.mar.2022.

DECRETO APOSTOLICAM ACTUOSITATEM. In: Documentos do Concílio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1966.

DOCUMENTO DE APARECIDA. Texto Concluído da V Conferência do episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas; Paulus; CNBB, 2007.

FAGGIOLI, Máximo. A decisão do Papa sobre mulheres leitoras e acolitas: realmente aconteceu alguma coisa. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/606908-a-decisao-do-papa-sobre-mulheres-leitoras-e-acolitas-realmenteaconteceu-alguma-coisa-artigo-de-massimo-faggioli. Acesso em: 06.mar.2022.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. O Papa: os ministérios do Leitorado e Acolitado abertos às mulheres. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-01/papa-franciscomotu-proprio-acolitado-leitorado.html. Acesso em: 06.mar.2022.

MODINO, Luiz Miguel. Ir. Maria Inês: “papel da mulher na Igreja, estar presente onde a vida clama”. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-11/irma-mariaines-ribeiroo-papel-da-mulher-na-igreja.html. Acesso em: 06.mar.2022.

MODINO, Luiz Miguel. “Querida Amazônia”. O sonho de Francisco para um mundo melhor. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/596233-querida-amazonia-osonho-de-francisco-por-um-mundo-melhor. Acesso em: 06.mar.2022.

SANCHEZ, Wagner Lopes (Org.). Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. São Paulo: Edições Paulinas, 2022.

SANTOS, Adelson Araújo dos. Da exortação “Querida Amazônia” ao Sínodo sobre a Sinodalidade: A Igreja movida pelo mesmo Espírito. Disponível em: https://franciscanosamazonia.org.br/da-exortacao-querida-amazonia-ao-sinodosobre-a-sinodalidade-a-igreja-movida-pelo-mesmo-espirito/. Acesso em: 06.mar.2022.

SANTINON, Ivenise T. Gonzaga. A convocação de Francisco e a sinodalidade na Assembleia Eclesial: um olhar feminino. In: SANCHEZ, Wagner Lopes (Org.). Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. São Paulo: Edições Paulinas, 2022.

SOUSA, Celia Soares. O tema da Assembleia Eclesial: discípulos missionários de Jesus em saída. In: SANCHEZ, Wagner Lopes (Org.). Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. São Paulo: Edições Paulinas, 2022.

WOODEN, Cindy. Jovens têm algo a ensinar à Igreja sobre sinodalidade, escreve Papa Francisco. Tradução do texto de Moisés Sbardelotto. Entrevista. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/602677-jovens-tem-algo-aensinar-a-igreja-sobre-sinodalidade-escreve-papa-francisco. Acesso em: 06.mar.2022.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

DE SOUSA, C. S. O desafio da plena participação da mulher na sociedade e na igreja: uma reflexão a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 1, p. 158–169, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/406. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos