A águia pariu um rato: Memórias do subsolo e a filosofia moral nietzschiana sob o olhar de Alasdair Macintyre
Palavras-chave:
Dostoiévski. Nietzsche. Ética. Filosofia Moral. Alasdair MacIntyre.Resumo
Realizou-se uma investigação filosófica sobre a ética apresentada por Fiódor Dostoiévski em seu romance Memórias do Subsolo, comparando-a com o pensamento moral de Friedrich Nietzsche. Foi identificada uma profunda similaridade entre as ideias do “homem do subsolo” e o pensamento nietzschiano. Em seguida, buscou-se a crítica de Alasdair MacIntyre à filosofia moral iluminista e emotivista, na qual o filósofo escocês se lastreia pelo pensamento de Nietzsche. MacIntyre demonstra que o autor de Assim Falou Zaratustra é genial em sua argumentação contrária à filosofia iluminista e completamente equivocado quando propõe a sua própria solução. Conclui-se que o homem do subsolo pode servir de exemplo do inevitável fracasso tanto da ética criticada por Nietzsche, quanto da própria ética nietzschiana. O personagem de Dostoiévski demonstra na forma da ficção como se comportaria alguém que utiliza exclusivamente a linguagem moral racionalista. E, ao mesmo tempo, o homem do subsolo é um antimodelo para a ética das virtudes.
Referências
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. Trad. Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009.
GIRARD, René. A Rota Antiga dos Homens Perversos. Trad. Tiago José Risi Leme. São Paulo: Paulus, 2014.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude: Um Estudo Sobre Teoria Moral. Campinas: Vide Editorial, 2021.
MELO NETO, João Evangelista Tude de. 10 Lições sobre Nietzsche. Petrópolis: Vozes, 2017.
MORAES, Renato José de. Nietzsche, crítico da moral: um estudo a partir de MacIntyre. Caderno de Fenomenologia e Direito da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 1-126, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: De Como A Gente Se Torna O Que A Gente É. Trad. Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo e Ditirambos de Dionísio. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SCHNAIDERMAN, Boris. Prefácio. In: Memórias do Subsolo. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 7-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.