A águia pariu um rato: Memórias do subsolo e a filosofia moral nietzschiana sob o olhar de Alasdair Macintyre

Autores

  • Marco Antônio S. Monteiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Dostoiévski. Nietzsche. Ética. Filosofia Moral. Alasdair MacIntyre.

Resumo

Realizou-se uma investigação filosófica sobre a ética apresentada por Fiódor Dostoiévski em seu romance Memórias do Subsolo, comparando-a com o pensamento moral de Friedrich Nietzsche. Foi identificada uma profunda similaridade entre as ideias do “homem do subsolo” e o pensamento nietzschiano. Em seguida, buscou-se a crítica de Alasdair MacIntyre à filosofia moral iluminista e emotivista, na qual o filósofo escocês se lastreia pelo pensamento de Nietzsche. MacIntyre demonstra que o autor de Assim Falou Zaratustra é genial em sua argumentação contrária à filosofia iluminista e completamente equivocado quando propõe a sua própria solução. Conclui-se que o homem do subsolo pode servir de exemplo do inevitável fracasso tanto da ética criticada por Nietzsche, quanto da própria ética nietzschiana. O personagem de Dostoiévski demonstra na forma da ficção como se comportaria alguém que utiliza exclusivamente a linguagem moral racionalista. E, ao mesmo tempo, o homem do subsolo é um antimodelo para a ética das virtudes.

Biografia do Autor

Marco Antônio S. Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Referências

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. Trad. Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009.

GIRARD, René. A Rota Antiga dos Homens Perversos. Trad. Tiago José Risi Leme. São Paulo: Paulus, 2014.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude: Um Estudo Sobre Teoria Moral. Campinas: Vide Editorial, 2021.

MELO NETO, João Evangelista Tude de. 10 Lições sobre Nietzsche. Petrópolis: Vozes, 2017.

MORAES, Renato José de. Nietzsche, crítico da moral: um estudo a partir de MacIntyre. Caderno de Fenomenologia e Direito da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 1-126, 2014.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: De Como A Gente Se Torna O Que A Gente É. Trad. Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo e Ditirambos de Dionísio. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SCHNAIDERMAN, Boris. Prefácio. In: Memórias do Subsolo. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 7-12.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

S. MONTEIRO, M. A. A águia pariu um rato: Memórias do subsolo e a filosofia moral nietzschiana sob o olhar de Alasdair Macintyre. Kairós, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 9–23, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/469. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos