A proposta pastoral do Papa Francisco presente na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

Autores

  • Francisco Gomes Duarte Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)
  • Abimael Francisco do Nascimento Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Palavras-chave:

Evangelii Gaudium. Igreja em saída. Povo de Deus. Pobres.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o projeto eclesial do Papa Francisco, a “Igreja em saída”, apresentado no documento inaugural de seu pontificado: a Exortação Evangelii Gaudium. Buscou-se arrazoar que a eclesiologia que sustenta a Exortação e o governo pastoral do papa é a do Povo de Deus que, por sua vez, fundamenta a reforma da “Igreja em saída”, notadamente missionária e sinodal. A riqueza dessa concepção ganhou força no Concílio Vaticano II e na Igreja da América Latina. Igreja em saída significa uma Igreja que não é autorreferenciada, mas caracterizada pela coragem de dialogar com o mundo e de ir ao encontro dos pobres e marginalizados, fomentando a urgente tarefa da globalização da solidariedade no cuidado com o pobre e com a Casa Comum.

Biografia do Autor

Francisco Gomes Duarte, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bacharelando em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF).

Abimael Francisco do Nascimento, Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2023). Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Graduação em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (2003) e em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2010). Atualmente é professor da Faculdade Católica de Fortaleza nos cursos de Filosofia e Teologia e Pós-graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, ética, antropologia, judaísmo e fenomenologia.

Referências

ALBERIGO, Giuseppe. História dos Concílios Ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1995.

AMADO, Joel Portela; FERNANDES, Leonardo Agostini (Orgs.). Evangelii Gaudium em questão: Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais. São Paulo: Paulinas; Rio de Janeiro: PUC Rio, 2014. (Coleção Fronteiras).

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. A Igreja de Jesus: missão e constituição. São Paulo: Paulus, 2021.

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Igreja dos pobres. São Paulo: Paulinas, 2018. (Coleção teologia do Papa Francisco).

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Pastoral Social. Dimensão socioestrutural da caridade cristã. Brasília: Edições CNBB, 2016.

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Renovar toda a Igreja no Evangelho: Desafios e perspectivas para a conversão pastoral na Igreja. Aparecida: Editora Santuário, 2019.

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Teologia em saída para as periferias. São Paulo: Paulinas; Pernambuco: UNICAP, 2019.

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Viver segundo o espírito de Jesus Cristo: Espiritualidade como seguimento. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção teologia no espírito).

AQUINO JÚNIOR, Francisco de; PASSOS, João Décio. (Orgs.). Por uma Igreja Sinodal: reflexões teológico-pastorais. São Paulo: Paulinas, 2022.

BEOZZO, José Oscar. A Igreja no Brasil: de João XXIII a João Paulo II, de Medellín a Santo Domingo. Petrópolis: Vozes, 1986.

BEOZZO, José Oscar. Pacto das Catacumbas: Por uma Igreja servidora e pobre. São Paulo: Paulinas, 2015.

Bíblia do Peregrino. São Paulo: Paulus, 2002.

BRIGHENTI, Agenor. Em que o Vaticano II mudou a Igreja. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção Revisitar o Concílio).

CARIAS, Celso Pinto. Por uma paróquia sinodal: projeto pastoral. Petrópolis: Vozes, 2023.

COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Aparecida. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado LatinoAmericano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007. São Paulo: Paulinas, Paulus; Brasília: Edições CNBB, 2008.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Puebla. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões do III CELAM – Texto oficial. 3ª edição. São Paulo: Paulinas, 1979.

DOMEZI, Maria Cecília. O Concílio Vaticano II e os pobres. São Paulo: Paulus, 2014. (Coleção Marco conciliar).

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS (FIUC). 50 anos após o Concílio Vaticano II: Teólogos do mundo inteiro deliberam. Tradução de Dinorah Gondim Borges. São Paulo: Paulinas, 2017.

LORSCHEIDER, Aloísio et. al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005. (Coleção Comunidade e missão).

MIRANDA, Mario de França. A Igreja que somos nós. São Paulo: Paulinas, 2013. (Coleção ecclesia XXI).

MIRANDA, Mario de França. A reforma de Francisco: fundamentos teológicos. São Paulo: Paulinas, 2017. (Coleção Francisco).

MIRANDA, Mario de França. Igreja sinodal. São Paulo: Paulinas, 2018. (Coleção teologia do Papa Francisco).

MULLER, Gerard Ludwig. Pobre e para os pobres: a missão da Igreja. Tradução de Jaime A. Clasen. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção teorema)

PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

PAPA FRANCISCO. Misericórdia et Misera. Carta apostólica no término do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. São Paulo: Paulinas, 2016.

PAPA FRANCISCO. Misericordiae Vultus. O rosto da misericórdia. Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. São Paulo: Paulinas, 2015.

VALENTINI. Demétrio. Revisitar o Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção revisitar o Concílio).

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

DUARTE, F. G.; NASCIMENTO, A. F. do. A proposta pastoral do Papa Francisco presente na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Kairós, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 76–95, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/491. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos