Freud e Frankl: o ser humano entre o princípio do prazer e a vontade de sentido

Autores

  • Francisco Antonio Francileudo
  • Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha
  • José Carlos Miranda Moura

Palavras-chave:

Frankl. Freud. Princípio do Prazer. Vontade de Sentido. Valores.

Resumo

Este estudo apresenta duas formas distintas de compreender o ser humano extremamente significativas e influenciadoras no modo de concebê-lo na contemporaneidade. Em um parâmetro, temos a força motriz libidinal do ser humano segundo a psicanálise de Freud e de outro a vontade de sentido na óptica da análise existencial e logoterapia de Frankl. Esse estudo qualitativo com enfoque interpretativo tem por objetivo demonstrar, por meio da crítica de Frankl à concepção de ser humano de Freud, que o ser humano não se reduz a processos físicos ou psicológicos; já que no seu interior há uma potência de ser, um ser integral, que age e tem poder de decidir e de constituir seu mundo dando razões que contenham sentido. De modo que, no tocante às estruturas psíquicas como parte da estrutura subjetiva, grande é a descoberta de Freud do inconsciente como um espaço não físico no qual se armazenam conteúdos psíquicos. Contudo, acredita Frankl que o inconsciente pode delinear, moldar, mas não determinar a subjetividade. A liberdade do ser humano faz com que ele tenha a capacidade de posicionar-se diante das situações, não se reduzindo a nenhuma categoria psíquica, conforme explicita Frankl na ontologia dimensional, compreendendo o homem aberto, imbuído da dimensão espiritual a qual não pode ser negada, levando o sujeito a autodeterminar-se. 

Referências

AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. Logoterapia e Análise Existencial: uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.

AQUINO, Thiago Avellar de; DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P. da. Logoterapia e Educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornhaime. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

CLONINGER, Susan C. Teorias da personalidade. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução de Walter O. Schiupp e Carlos C. Aveline; revisão técnica de Helga H. Reinhold. 2ª ed. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Editora Vozes, 1991.

FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 2011.

FRANKL, Viktor E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Tradução de Victor Hugo Silveira Lapenta. 11ª ed. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. São Paulo: Penguin Classics e Companhia das Letras, 2011.

FREUD, Sigmund. Cinco lições da psicanálise. A história do movimento psicanalítico. O futuro de uma ilusão. O mal-estar na civilização. Esboço da psicanálise. Seleção de textos de Jaime Salomão; tradução de Durval Marcondes. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

FREUD, Sigmund. O Ego e o Id. Uma neurose demoníaca do sec. XVII e outros trabalhos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. O mal-estar na civilização e outros textos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GARZIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. 24ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LESLIE, Robert C. Jesus e a Logoterapia: o mistério de Jesus interpretado à luz da logoterapia de Viktor Frankl. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2013.

MOREIRA, Neir; HOLANDA, Adriano. Logoterapia e sentido do sofrimento: convergências nas dimensões espiritual e religiosa. Psico-USF, n. 3, p. 345-356, set./dez. 2010.

PEREIRA, Ivo Studart. A Ética do Sentida da Vida: fundamentos filosóficos da logoterapia. Aparecida: Ideias & Letras, 2013.

PETER, Ricardo. A antropologia como terapia. Tradução de Thereza Cristina Stummer. São Paulo: Paulus, 1999.

XAUSA, Aparecida de Moraes. A Psicologia do sentido da Vida. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

FRANCILEUDO, F. A.; ROCHA, L. D. L. de A.; MOURA, J. C. M. Freud e Frankl: o ser humano entre o princípio do prazer e a vontade de sentido. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 102–127, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/52. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos