Freud e Frankl: o ser humano entre o princípio do prazer e a vontade de sentido
Palavras-chave:
Frankl. Freud. Princípio do Prazer. Vontade de Sentido. Valores.Resumo
Este estudo apresenta duas formas distintas de compreender o ser humano extremamente significativas e influenciadoras no modo de concebê-lo na contemporaneidade. Em um parâmetro, temos a força motriz libidinal do ser humano segundo a psicanálise de Freud e de outro a vontade de sentido na óptica da análise existencial e logoterapia de Frankl. Esse estudo qualitativo com enfoque interpretativo tem por objetivo demonstrar, por meio da crítica de Frankl à concepção de ser humano de Freud, que o ser humano não se reduz a processos físicos ou psicológicos; já que no seu interior há uma potência de ser, um ser integral, que age e tem poder de decidir e de constituir seu mundo dando razões que contenham sentido. De modo que, no tocante às estruturas psíquicas como parte da estrutura subjetiva, grande é a descoberta de Freud do inconsciente como um espaço não físico no qual se armazenam conteúdos psíquicos. Contudo, acredita Frankl que o inconsciente pode delinear, moldar, mas não determinar a subjetividade. A liberdade do ser humano faz com que ele tenha a capacidade de posicionar-se diante das situações, não se reduzindo a nenhuma categoria psíquica, conforme explicita Frankl na ontologia dimensional, compreendendo o homem aberto, imbuído da dimensão espiritual a qual não pode ser negada, levando o sujeito a autodeterminar-se.
Referências
AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. Logoterapia e Análise Existencial: uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.
AQUINO, Thiago Avellar de; DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P. da. Logoterapia e Educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornhaime. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
CLONINGER, Susan C. Teorias da personalidade. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução de Walter O. Schiupp e Carlos C. Aveline; revisão técnica de Helga H. Reinhold. 2ª ed. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Tradução de Victor Hugo Silveira Lapenta. 11ª ed. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. São Paulo: Penguin Classics e Companhia das Letras, 2011.
FREUD, Sigmund. Cinco lições da psicanálise. A história do movimento psicanalítico. O futuro de uma ilusão. O mal-estar na civilização. Esboço da psicanálise. Seleção de textos de Jaime Salomão; tradução de Durval Marcondes. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
FREUD, Sigmund. O Ego e o Id. Uma neurose demoníaca do sec. XVII e outros trabalhos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. O mal-estar na civilização e outros textos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: com comentários e notas de James Strachey: em colaboração com Anna Freud; assistido por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GARZIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. 24ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
LESLIE, Robert C. Jesus e a Logoterapia: o mistério de Jesus interpretado à luz da logoterapia de Viktor Frankl. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2013.
MOREIRA, Neir; HOLANDA, Adriano. Logoterapia e sentido do sofrimento: convergências nas dimensões espiritual e religiosa. Psico-USF, n. 3, p. 345-356, set./dez. 2010.
PEREIRA, Ivo Studart. A Ética do Sentida da Vida: fundamentos filosóficos da logoterapia. Aparecida: Ideias & Letras, 2013.
PETER, Ricardo. A antropologia como terapia. Tradução de Thereza Cristina Stummer. São Paulo: Paulus, 1999.
XAUSA, Aparecida de Moraes. A Psicologia do sentido da Vida. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.