A natureza e o homem: categorias a considerar no pensamento de Feuerbach

Autores

  • Maria Celeste de Sousa
  • João Robson Cabral

Palavras-chave:

Deus. Religião. Natureza. Antropologia. Homem.

Resumo

O pensamento de Feuerbach, no que diz respeito a religião cristã, é expresso desvinculado da divindade. O Filósofo desenvolve na obra A Essência do Cristianismo uma crítica à teologia e uma discussão filosófica, antropológica e genético-fisiológica acerca das religiões, de maneira geral, porém mais direcionada ao Cristianismo, religião-berço do autor e seu objeto de investigação. Feuerbach é defensor de uma natureza autônoma, sem um Criador, tudo o que o homem religioso conhece sobre Deus passa pela cultura da humanidade, ou seja, é elaboração do espírito humano atribuído à divindade. O que se manifesta ao homem não é Deus, mas a consciência de si do homem dotado de capacidades racional e afetiva. A vinculação à divindade surge apenas como fantasia e autoprojeção do homem.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Vinzenzo Cocco. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

CHAGAS, Eduardo Ferreira. A majestade da natureza em Ludwing Feuerbach. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

CHAGAS, Eduardo Ferreira; REDYSON, Deyve; De PAULO, Marcio Gimenes. Homem e natureza em Ludwig Feuerbach. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

FEUERBACH, Ludwig. A Essência do Cristianismo. Trad. José da Silva Brandão. Petrópolis: Vozes, 2013.

FEUERBACH, Ludwig. Para a crítica da Filosofia de Hegel. Trad. Adriana Veríssimo Serrão. São Paulo: Editora Liber Ars, 2012.

SCHÖKEL, Luís Alonso. Bíblia do Peregrino. São Paulo: Paulus, 1997.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

DE SOUSA, M. C. .; CABRAL, J. R. . A natureza e o homem: categorias a considerar no pensamento de Feuerbach. Kairós, Fortaleza, v. 14, n. especial, p. 80–94, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/77. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos