Ação e linguagem em Hannah Arendt
Palavras-chave:
Filosofia Política. Hannah Arendt. Ação. Linguagem.Resumo
Este artigo aborda a temática da política, à luz do pensamento da teórica alemã Hannah Arendt, relacionando dois termos do título. Por um lado, tomaremos a ação como o eixo a partir do qual se pensa a política na autora, assumindo as bases essenciais da pluralidade e da visibilidade. Tomaremos este primeiro conceito como base para a investigação sobre a convivência humana. Por fim, tentaremos recuperar as indicações arendthianas da construção dos requisitos que auxiliem na realização da ação livre, expondo a relação direta que esta tem com a linguagem, como condição de possibilidade para um convívio humano que se baseie numa igualdade relativa, mas sempre valorizando a diversidade e a singularidade que torna cada um de nós seres misteriosamente únicos e aptos para o encontro e a construção de um mundo em comum com aqueles que coabitam o planeta conosco.
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009.
ARENDT, H. A dignidade da política. Tradução de Helena Martins et. al. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará, 1993.
ARENDT, H. A Vida do Espírito. Tradução de Antônio Abranches e César Augusto de Almeida. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará,1992.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004.
FRY, Karin. Compreender Hannah Arendt. Tradução de Paulo Ferreira Valério. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
OLIVEIRA Manfredo; AGUIAR, Odílio A; SAHD, Luiz I. N.A.S.A. (Orgs.). Filosofia política contemporânea. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
PLATÃO. Teeteto. Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.