Transtorno do espectro autista: a especialização profissional como base para a inclusão no processo educativo

Autores

  • Noemi Xavier Faculdade Adventista Paranaense
  • Zulene dos Santos Sousa Silva Faculdade Adventista Paranaense

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão. Papel do Professor.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar e identificar aspectos que podem ser considerados necessários na formação de professores para a inclusão de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos e livros publicados sobre o tema, com autores preparados e capacitados para abordar o problema em questão. O artigo está dividido em três partes: primeiro foi abordada a questão do autismo como condição neurológica, seus critérios de diagnóstico e níveis. Em seguida foi destacada a importância de trabalhar a inclusão de maneira mais significativa e, por último, como a formação continuada e especializada do professor pode interferir de maneira positiva ou negativa no processo educativo de crianças autistas. Por fim, traçamos alternativas para uma inclusão educativa de qualidade, apresentando os resultados obtidos por esta pesquisa.

Biografia do Autor

Noemi Xavier, Faculdade Adventista Paranaense

Doutora em Ciências da Educação e professora na Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba (PR).

Zulene dos Santos Sousa Silva, Faculdade Adventista Paranaense

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba (PR).

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Publicado

2022-12-22

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