Austim spectrum disorder: professional specialization as a basis for inclusion in the educational process
Keywords:
Autisms. Inclusion. Teacher’s Role.Abstract
This research aimed to investigate and identify aspects in which they can be treated in the training of teachers in the educational process of children diagnosed with ASD (Autistic Spectrum Disorder). For such research, a bibliographic survey of academic articles and books published on the topic was previously carried out, with prepared and trained to approach and answer the question in question. The article is divided into three parts. First, it will be presented about autism as a neurological condition and its diagnostic criteria and levels. Then, we will deal with the importance of working with inclusion in a more meaningful way and how continuing teacher education can positively or negatively interfere in the educational process of autistic children. Finally, we outline alternatives for a quality educational inclusion and the results concluded with this research.
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. 5ª ed. Washington, 2007.
ARAUJO, L. Transtorno do Espectro Autista. São Paulo, Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento n° 5, abril de 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin. Acesso em: 29.ago.2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BARBOSA, A. M. O Papel do professor frente à educação de crianças com Autismo. Curitiba, 2013. Disponível em: Educere.bruc.com/arquivo/pdf2013/7969_pdf. Acesso em: 12.set.2020.
BRASIL. Decreto n° 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/38dBExB. Acesso em: 30.out.2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12.set.2020.
CABRAL, C.; Mirian, A. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da leitura. Educação em Revista, n. 33, 2017, p. 1-30.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7ª ed. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21775c-MO_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf. Acesso em: 10.set.2020.
CUNHA, E. Autismo na escola: um jeito diferente de ensinar. Ideias e práticas pedagógicas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: http://unesdoc.org./imagens/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em: 22.set.2019.
FERNANDES, S. Fundamentos para a educação especial. Curitiba: IBPEX, 2007
GAIATO, M. S.O.S Autismo. Guia completo para entender o transtorno do espectro autista. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
GRANDIN, T. O cérebro autista. 6ª ed. São Paulo: Editora Record, 2015.
LUSTOSA, A. V. O Espectro Autista e a Inclusão Escolar. São Paulo: Editora Educere, 2015.
RODRIGUES, G. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Editora Primavera, 2006.
TEIXEIRA, G. Manual dos transtornos escolares: entendendo problemas de crianças e adolescentes na escola. Rio de Janeiro: Editora Bestseller, 2013.
VOLKMAR, F. R. Autismo: guia essencial para compreensão e tratamento. Porto Alegre: Editora Artmed, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Logos & Culturas Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.