A recepção dos conceitos kierkegaardianos de infinita diferença qualitativa entre tempo e eternidade, paradoxo e fé paradoxal a partir da interpretação de Karl Barth n'A carta aos romanos
Palavras-chave:
Barth. Cristo. Eternidade. Fé. Kierkegaard. Paradoxo.Resumo
No presente artigo será feita uma breve síntese dos conceitos kierkegaardianos de infinita diferença qualitativa entre tempo e eternidade, paradoxo e fé paradoxal. Posteriormente, abordar-se-á também o aferimento que Karl Barth faz desses postulados kierkegaardianos na sua obra A Carta aos Romanos.
Referências
BARTH, Karl. A carta aos romanos. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2016.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. 3ª ed. Barueri: SBB, 2018.
FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
GOUVÊA, Ricardo Quadros. A Palavra e o Silencio: Kierkegaard e a relação dialética entre a razão e a fé em Temor e Tremor. São Paulo: Custom, 2002.
GOUVÊA, Ricardo Quadros. Paixão Pelo Paradoxo: Uma Introdução à Kierkegaard. São Paulo: Novo Século, 2000.
GRENZ, Stanley j. A Teologia do século 20 e os anos críticos do século 21. São Paulo: Cultura Cristã, 2013.
KIERKEGAARD, Soren. Diário de um sedutor. Temor e Tremor. O desespero humano. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
KIERKEGAARD, Soren. Migalhas Filosóficas ou um bocadilho de filosofia de João Clímacus. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
KIERKEGAARD, Soren. O Instante. Como Cristo julga a respeito do Cristianismo oficial e Imutabilidade de Deus. São Paulo: Liber Ars, 2019.
MELO, Jansen Racco Botelho. Uma questão de santidade. O engajamento políticosocial na vida e na teologia de Karl Barth. 108f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Centro de Teologia e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Rio de Janeiro, 2014.
PAULA, Marcio Gimenes. A Repetição e o Instante em Kierkegaard: um entrelaçamento de conceitos. Artefilosofia. Ouro Preto, v. 4, p. 63-74, jan./2008.
ROOS, Jonas. Tornar-se Cristão. Paradoxo e existência em Kierkegaard. São Paulo: Liber ars, 2019.
SANTANA FILHO, Manoel Bernardino de. Palavra-evento e práxis libertadora: a eclesiologia de Karl Barth e sua contribuição para a teologia latino-americana. Tese (Doutorado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), Rio de Janeiro, 2012.
ZEFERINO, Jefferson. Karl Bart: uma breve introdução ao seu pensamento no horizonte da ética teológica. Revista de Cultura Teológica, Fortaleza, v. 25, n. 89, p. 309-331, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.