A tensão dialética entre a secularização e a religião em Jurgen Habermas

Autores

  • Michel Platinir Silva Damasceno Universidade de Brasília (UNB)
  • Onésimo Alves de Mesquita Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Secularização. Dialética. Metafísica. Religião.

Resumo

No presente artigo será proposto um diálogo entre os conceitos de secularização e religião em Jurgen Habermas. Para o autor alemão, a modernidade aderiu ao sentimento pós metafísico, rejeitando, dessa forma, a intuição e o equilíbrio que os pressupostos religiosos promovem na vida do indivíduo. A partir disso, o que se vê é um desequilíbrio entre a modernidade autônoma e a herança religiosa no Estado democrático. Para tal, o estabelecimento da era pós metafísica é um fato verificável que, todavia, não pode evidenciar-se como estrutura última para o Estado. Doravante, para Habermas, a existência dos recursos religiosos é importante para a criação de sentidos últimos, mesmo numa modernidade secularizada, que viabilizem relações intersubjetivas que promovam o bem comum.

Biografia do Autor

Michel Platinir Silva Damasceno, Universidade de Brasília (UNB)

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Onésimo Alves de Mesquita, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Filosofia pelo Universidade Estadual do Ceara (UECE). Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia e Capelania (FAETEO).

Referências

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Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

Artigos