“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10): Aspectos da “cultura da vida” à luz da Doutrina Social da Igreja

Autores

  • Célia Soares de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

Cultura da vida. Cultura da morte. Opção pela vida. Papa Francisco. Cristãos.

Resumo

 O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre as necessárias mudanças de uma cultura impregnada na mentalidade do ser humano contemporâneo: “a cultura da morte”. A partir da iluminação bíblica do evangelho de João 10,10, “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude”, buscamos fundamentar o testemunho dos cristãos batizados para a opção radical pela justiça e paz, que os levem a optar sempre pela vida, sobretudo das pessoas mais vulneráveis, os pobres, preferidos de Deus. Os discípulos missionários no caminho da evangelização encontram esperanças e desafios ao sistema que produz a cultura de morte em contraposição à cultura e ao cuidado com a vida. Para que os cristãos leigos e leigas assumam cada vez mais a sua missão de ser “sal da terra e luz do mundo” é preciso ser uma Igreja em “saída”, com a coragem de dialogar com as culturas que tentam impor a perda do sentido de Deus, e fomentar a urgente tarefa de passar da globalização da indiferença à globalização da fraternidade. Olhando para Maria, a mulher jovem e pobre da periferia de Nazaré, buscamos inspiração no seu Magnificat.

Biografia do Autor

Célia Soares de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Autora do livro O perfil mariano da Igreja e a atuação da mulher na Igreja, publicado pela Editora Santuário (2020). Autora colaboradora das seguintes obras: Primeira Assembleia Eclesial da América Latina, publicada pela Edições Paulinas (2022) e Maria, onde o céu encontra a terra, publicada pela Editora Santuário (2022).

Referências

ALVES, Antonio Aparecido. Doutrina Social da Igreja. Um guia prático para estudo. 2ª. Ed. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2020.

BINGEMER, Maria Clara. Ser cristão hoje. São Paulo: Editora Ave Maria, 2013.

BORTOLINI, José. Como ler o Evangelho de João. O caminho da vida. 5ª. Ed. São Paulo: Paulus, 1994.

BOFF, Clodovis. Mariologia Social. O significado da Virgem para a Sociedade. São Paulo: Paulus, 2006.

COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. Pontifício Conselho “Justiça e paz”. Tradução Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB). 7ª ed. São Paulo: Paulinas, 2011.

COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Documento 105. Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13). São Paulo: Paulinas, 2016.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida. Texto Conclusivo da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007. São Paulo, Paulinas, Paulus, 2ª edição, 2007.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Temas da Doutrina Social da Igreja. Caderno 1. Projeto Nacional de Evangelização Queremos ver Jesus Caminho, Verdade e Vida. São Paulo: Paulinas, Paulus, 2004.

DALY, Peter. É preciso enfrentar o clericalismo antes de tentar reformar o sacerdócio. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/591656-e-preciso-enfrentar-o-clericalismo-antes-de-tentar-reformar-o-sacerdocio2019.

HUGHES, Thomas. Reflexão do Evangelho: Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância. Disponível em: https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/reflexao-do-evangelho-eu-vim-para-que-todos-tenham-a-vida-e-a-tenham-em-abundancia/2020.

SAVAGONE, Giuseppe. Francisco e a corrida armamentista. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/617263-francisco-e-a-corrida-armamentista.

SOUSA, Celia Soares de. Aprender de Maria teimosia na luta contra o sistema de morte de Belém e dos sistemas de hoje. Disponível em: https://www.vidapastoral.com.br/artigos/aprender-de-maria-teimosia-na-luta-contra-o-sistema-de-morte-de-belem-e-dos-sistemas-de-hoje/2015.

THIESEN, Victor D. Somos chamados a remover muros de divisão e construir pontes de fraternidade. Integra da carta aos teólogos em Sarajevo. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/188-noticias-2018/581280-somos-chamados-a-remover-muros-de-divisao-e-construir-pontes-de-fraternidade-integra-da-carta2018.

ZACHARIAS, Ronaldo. O cuidado com os mais frágeis como desafio ao pensamento e à ação social da Igreja. p. 41-68. In: ZACHARIAS, Ronaldo; MANZINI, Rosana (Orgs.) A Doutrina Social da Igreja e o cuidado com os mais frágeis. São Paulo: Paulinas, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos