O Místico em Wittgenstein
Palavras-chave:
Wittgenstein. Místico. Valor. Sujeito.Resumo
O presente texto tem como tarefa mostrar a coligação entre o místico e o que há de mais alto à época do Tractatus. Nosso principal objetivo é mostrar como essa ideia de místico, uma compreensão do mundo como um todo limitado, e, por exemplo, Deus, que se destina ao sentido da vida, ou o bom em sentido absoluto, são coligados. Para fazermos isso, começamos elucidando o que seria este místico, para após mostrarmos como ocorre tal relação, que possui profundas implicações na compreensão wittgensteiniana
Referências
GLOCK. H-J. Dicionário Wittgenstein. Tradução de Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
SANTOS. L. H. L. “A essência da proposição e a essência do mundo”. In: WITTGENSTEIN. L. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e ensaio introdutório de SANTOS. L. H. L. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
SPICA. M. A. A religião para além do silêncio: reflexões a partir dos escritos de Wittgenstein sobre religião. Curitiba: CRV, 2011.
SPICA. M. A. Místico versus misticismo: Reflexões sobre o místico de Wittgenstein em comparação ao misticismo religioso caracterizado por James. Princípios, Natal, v. 17, n. 27, p. 113-136, jan./jun. 2010.
SPICA. M. A. Observações sobre Deus e ética em Wittgenstein. Ethic@, Florianópolis v. 9, n. 3, p. 119-131, 2010.
SPICA. M. A. O Tractatus e a indiferença de Deus em relação ao mundo: notas sobre o aforisma 6.432. Texto não publicado, 2021.
WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre Ética. In: DALL’AGNOL. D. Ética e Linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. São Leopoldo: Editora UNISINOS; Editora UFSC, 2005.
WITTGENSTEIN. L. Diarios. Conferencias. Barcelona: Editorial Gredos, 2009.
WITTGENSTEIN. L. Cadernos 1914-1916. Tradução de João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2004. (Biblioteca de filosofia contemporânea: 34).
WITTGENSTEIN. L. Tractatus Logico-Philosophicus. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.