A distinção de razão entre o Bem e o Ente em Tomás de Aquino
Palavras-chave:
Bem. Transcendentais. Tomás de Aquino.Resumo
Nesse artigo será analisado de que modo Tomás de Aquino estabelece a relação racional ou lógica entre a noção de ente e bem. Primeiro definimos o bem e de que modo ele deriva da noção de ente (que é aquilo que primeiro é conhecido pelo intelecto) através da relação entre o ente e a vontade, estabelecendo, assim, a transcendentalidade do bem ao reconhecer sua derivação como modo geral de extensão universal e, portanto, convertível com o ente segundo a realidade, mas distinta segundo a razão. Após isso, argumentaremos com Tomás por que se pode dizer que a noção absoluta de ente não possui identidade lógica com a noção absoluta de bem. Por fim, demonstraremos a prioridade do ente em relação ao bem na ordem da cognição, e a prioridade do bem em relação ao ente na ordem da causalidade.
Referências
ALVES, Anderson Machado Rodrigues. Ser e Dever-ser: Tomás de Aquino e o Debate Filosófico Contemporâneo. São Paulo: Editora Raimundo Lúlio, 2015.
ARISTÓTELES. Organon: V. Tópicos. Volume 5. Tradução de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, LDA., 1987.
DERISI, Octavio Nicolas. Los fundamentos metafísicos del orden moral. Madrid: Instituto “Luis Vives” de Filosofia, 1951.
FABRO, Cornélio. Breve introdução ao tomismo. Brasília: Edições Cristo Rei, 2020.
FORMENT, Eudaldo. La trascendentalidad de la belleza. Thémata, Sevilla, n. 9, p. 165-182, 1992.
TOMÁS DE AQUINO. Comentário à Ética a Nicômaco de Aristóteles (I-III): O Bem e as virtudes. Volume 1. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Rio de Janeiro: Mutuus, 2015.
TOMÁS DE AQUINO. O Bem: Questões Disputadas Sobre a Verdade: Questão 21. Campinas: Ecclesia.
TOMÁS DE AQUINO. Quaestiones disputatae de anima. Disponível em: https://www.corpusthomisticum.org/. Acesso em: 07.dez.2022.
TOMÁS DE AQUINO. Quaestiones disputatae de potentia. Disponível em: https://www.corpusthomisticum.org/. Acesso em: 06.fev.2023.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios. Tradução de Joaquim F. Pereira e Eliane da Costa Nunes Brito. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
TOMÁS DE AQUINO. Verdade e conhecimento. Tradução, estudos introdutórios e notas de Luiz Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.