A primeira prova cartesiana da existência de Deus: a prova pelos efeitos

Autores

  • Luis Biasoli Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Descartes. Prova da Existência Deus. Causalidade. Realidade formal.

Resumo

A prova da certeza da verdade da existência de Deus, por meio da razão, sempre foi um desafio para todos os pensadores que tentaram justificar, metafisicamente, essa verdade na história das ideias filosóficas. Dado que Descartes inscreveu seu nome na metafísica Ocidental, também porque buscou provar a existência de Deus de uma forma filosófico-racional, objetiva-se, neste artigo, reconstruir os principais pontos da primeira prova da existência de Deus desenvolvida e defendida por Descartes na Terceira Meditação Metafísica (1641). O nosso método investigativo será o crítico-analítico, por meio do qual buscar-se-á colocar em evidência, por meio de uma revisão sistemático-bibliográfica, a obra do autor e de alguns de seus principais comentaristas, os núcleos metafísicos fulcrais do itinerário cartesiano que evidenciam a certeza da verdade da existência de Deus. Como desfecho da pesquisa, conclui-se que a certeza da verdade da existência de Deus, em Descartes, não pode ser dissociada de seu método de descoberta da verdade; ademais, a existência do Deus cartesiano é provada, epistemologicamente, antes que se tenha a certeza metafísica da verdade da existência dos objetos exteriores e sensíveis, como era, comumente, na teologia e na filosofia antigo-medieval.

Biografia do Autor

Luis Biasoli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-Doutorado em Filosofia do século XVII (Descartes-Espinosa) (PUCRS, 2018). Graduação em Economia (UFRGS, 2005), Filosofia (FAFIMC, 1996), e Direito (FSG, 2014). Mestrado (2008) e Doutorado em Filosofia (PUCRS, 2011). Atualmente, é professor de Bioética da Faculdade Fátima e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisa, escreve, traduz e comenta a Filosofia do Século XVII, sobremaneira Descartes e Espinosa. Ademais, escreve obras e pesquisa nas temáticas: Bioética, Biodireito, Ética, Políticas públicosociais, Novas formas de Democracia e sua crise, Educação, Transhumanismo, Novas Tecnologias aplicadas à Vida, bioética e fim da vida, sempre dissertando e pesquisando por um viés interdisciplinar e muldisciplinar. Coordena, atualmente, na UCS o grupo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (NID): Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz que tem parceria institucional com a Cátedra da UNESCO da Universidade Católica de Brasília.

Referências

COTTINGHAM, John. A Filosofia de Descartes. Lisboa: Edições 70, 1989.

DESCARTES, René. Discurso do Método; As paixões da Alma; Meditações; Objeções e Respostas; Cartas. Introdução de Gilles-Gaston Granger; Prefácio e Notas de Gérard Lebrun; Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987-1988. (Coleção Os Pensadores).

DESCARTES, René. Oeuvres de Descartes. Publiées par Charles Adam e Paul Tannery. Paris: Vrin; CNRC, 1971-1974. 13v.

GILSON, Etienne. Études sur le rôle de la pensée médievalé dans la formation du systèma cartésiene. 5ª ed. Paris: J. Vrin, 1984.

GUÉROULT, Martial. Descartes selon l’ordre des raisons. Paris: Aubier; Montaigne, 1953.

KUNZ, Edmundo Luís. Deus no espaço existencial. Porto Alegre: EST; Sulina, 1975.

MARION, Jean-Luc. Sobre a ontologia cinzenta de Descartes. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

ROCHA, Ethel Menezes. Princípio de causalidade, existência de Deus e existência de coisas externas. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v. 10, n. 1, p. 7-30, 2000.

ROSENFIELD, Denis. Descartes e as peripécias da razão. São Paulo: Iluminuras, 1996.

SCRIBANO, Emanuela. Guia para leitura das Meditações metafísicas de Descartes. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 1997.

TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Brasiliense, 1980.

ZILLES, Urbano. Fé e Razão no Pensamento Medieval. Porto Alegre: PUCRS, 1996.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos