Formação continuada: uma reflexão sobre a prática docente
Palavras-chave:
Educação. Emancipação. Formação Continuada. Reflexão. Saberes.Resumo
O presente artigo faz uma breve análise sobre a formação continuada de professores na perspectiva da educação reflexiva, à luz de teóricos que tratam desse tema, bem como discorre sobre os avanços e mudanças da formação, enquanto processo de emancipação dos sujeitos humanos envolvidos. Compreende-se que a educação é uma prática social que constrói saberes pedagógicos da prática e para a prática. Essa perspectiva significa ampliar a concepção docente, em que a teoria e o fazer pedagógico sejam expressões dos saberes e fonte do desenvolvimento da práxis docente. Faz-se, de início, um breve resgate histórico sobre o percurso da formação continuada dos professores, desde sua origem até os dias atuais e, por conseguinte, são apresentados questionamentos sobre por que as ações formativas para professores não têm alcançado seus objetivos de transformação de saberes produzidos no cotidiano das escolas e, também, se discute como uma prática formativa emancipatória pode se tornar um processo permanente de reflexão na socialização de saberes produzidos coletivamente pelos professores. Para tanto, postula-se que há de se investir em políticas públicas de formação continuada cada vez mais alinhadas entre a gestão dos saberes dos docentes e a realidade vivenciada pelos estudantes, no sentido de priorizar o professor enquanto sujeito do seu saber/fazer pedagógico, reconhecendo-o como agente mutável (ação-reflexão-ação), para que ele possa traduzir sua realidade em ações emancipadoras, fortalecendo sua produção cotidiana em um processo de reflexão sobre sua prática, visando uma educação plena e libertadora para si e para os outros.
Referências
BARRETO, E.S. S. Tendências recentes do currículo do ensino fundamental do Brasil. In: BARRETO, E. S. S. (Org.). Os currículos do ensino para as escolas brasileiras. Campinas: Fundação Carlos Chagas, 2015. p. 5-42.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referências para Formação de Professores. Brasília, 1999.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
ESTRELA, M. T. A formação continuada: entre teoria e prática. In: Ferreira, N. S. C. (Org.). Formação Continuada e gestão da educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 43-64.
FREITAS, H. C. L. de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1095-1124, dez./2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. Estado e Educação Popular - Desafios De Uma Política Nacional. 2016. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4336/2/ FPF_PTPF_01_0955.pdf.
GATTI, B. A. BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO/MEC, 2009.
NÓVOA, A. Formação de professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Porto: Ponto, 1992.
NÓVOA, A. Temos que sair da sala de aula. Jornal GZH [online], Rio Grande do Sul, 1.mar. 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-eemprego/noticia/2023/03/temos-que-sair-da-sala-de-aula-defende-antonio-novoareferencia-global-em-educacao-cleoi3tht007o017l44igzfon.html. Acesso em: 14.mar.2023.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. Textos de Edson Nascimento Campos et. al. 4ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. (Saberes da docência).
SANTOS, L. L. de C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 114-1157, set./dez. 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, M; LESSARD, C. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.