Heráclito de Éfeso na Amazônia do século XXI: breve abordagem dialógica da etnologia indígena com a propedêutica filosófica

Autores

  • José Dalvo Santiago da Cruz Faculdade Santa Teresa

Palavras-chave:

Heráclito. Amazônia. Ontologia. Logos. Cultura.

Resumo

Trazer Heráclito de Éfeso à Amazônia do século XXI parece provocação, mas filosoficamente não é, porque quem o lê minimamente atento percebe a pertinência de seus dizeres ao longo dos séculos de construção ontológica ocidental. Este artigo se propõe a contemporizar a physis em Heráclito realizando uma abordagem crítica da alteridade composta da mentalidade ocidental com a Amazônia, aqui tratada – e conceituada – como ontologia holística constituída de diversidade étnico-cultural hominizada num sistema simbólico totêmico, animista e não ocidental, porque ainda é movida em narrações protagonizadas por entidades alhures do cartesianismo que pauta a modernidade contemporânea. Objetivos: (i) Apresentar sucintamente a physis em Heráclito; (ii) Pontuar aspectos da ocidentalização da Amazônia e (iii) Dizer que Heráclito de Éfeso é contemporâneo no século XXI na concepção da physis. Conclui-se que a ontologia no conceito do que pode ser physis é afim a da concebida por ontologia nativa da Amazônia pesquisada na área da etnologia indígena em diferentes vieses teóricos. Postula-se que a ontologia construída filosoficamente tem afinidade com a cultura construída etnologicamente. Métodos diferentes, mas talvez com propósitos similares à procura do entendimento metafísico humano.

Biografia do Autor

José Dalvo Santiago da Cruz, Faculdade Santa Teresa

Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em linguistica pela universidade de Nantes. Atuou como professor de alfabetização nas áreas indígenas Waimiri-Atroari e na Yanomami. Trabalhou como professor de filosofia e antropologia na Universidade Nilton Lins, Centro universitário do Norte, Faculdade Santa Teresa, Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas.

Referências

BARNES, Jonathan. The Presocratic Philosophers. Cambridge: University Library, 1982.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

DETIENNE, Marcel. Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão, O Mal Estar na Civilização e outros trabalhos. Volume XXI (1927-1931). São Paulo: IMAGO Editora, 1974.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1987.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo I. Petrópolis: Vozes, 2005.

INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E. The Presocratic Philosophers: a critical history with a selection of texts. Cambridge: At the University Press, 1962.

LAKS, André. The concept of presocratic Philosophy: its Origin, Development, and Significance. Oxford: Priceton University Press, 2006.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70, 1983. (Col. Perspectiva do Homem).

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural II. Trad. Maria do Carmo Pandolfo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

MURACHCO, Henrique Graciano; MAIA JUNIOR, Juvino Alves. Grego: Teoria e Prática nos cursos universitários. João Pessoa: Ideia; Editora Universitária, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio, imaginário e modernização. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

ROCHA, Zeferino. Heráclito de Éfeso, filósofo do Lógos. Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, ano VII, n. 4, p. 7-31, dez./2004.

SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos