Brasil e o mundo: conquista e bases para a evolução do pensamento de Farias Brito

Autores

  • Tiago dos Santos Alves

Palavras-chave:

Homem. Filosofia. Conhecimento. Escola do Recife.

Resumo

Raimundo de Farias Brito (1862-1917) teria todas as características para ser mais um entre os muitos retirantes que figuram a história tanto do Ceará como de qualquer outra região do Nordeste Brasileiro. Porém as realidades que permearam a sua vida, desde criança na pequena vila de São Benedito até a sua morte no Rio de Janeiro, são marcos que se apresentam na maneira do filósofo de enxergar o mundo e assim procurar desvendá-lo. Seguindo essa perspectiva esse texto procura apresentar alguns elementos que compõem a trajetória do filósofo ao sair de São Benedito, os primeiros estudos em Sobral, a ida a Fortaleza e a realização de seus estudos de Direto na Faculdade do Recife. Nesse entremeio a realidade da seca contrastando com a Belle Époque presente em Fortaleza e a renovação cultural vivenciada no Recife marcam a sua forma de questionar o que está ao seu redor construindo um arcabouço filosófico que pensa a realidade presente e lança perspectivas de suas consequências. O texto encontra-se dividido em três partes apresentando o panorama geral da época, seguindo pela construção histórica de Farias Brito culminando com seus estudos na Escola do Recife.

Referências

ABBAGIANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARBALHO, Alexandre. Corpos e Mentes Dilacerados: O grotesco nas imagens da seca de 1877. Revista de História UFC. Fortaleza, 2005, n. 06, p. 139-150.

FOLLIS, Fransérgio, Modernização urbana na Belle Époque paulista. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. Versão online disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf.

NETO, Júlio Filizola. Farias Brito, um filósofo brasileiro: vida, pensamento e historiografia. 355f. Fortaleza, 2008. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) Universidade Federal do Ceará, 2008.

PAIM, Antônio. A Filosofia da Escola do Recife. São Paulo: Editora Convívio, 1981.

PINTO, Paulo Margutti. História da Filosofia do Brasil (1500-hoje): 1ª parte o período colonial (1500-1822). São Paulo: Edições Loyola, 2013.

RANGEL, Jose Messias; MARQUESAN, Fábio Freitas Schilling. A nova relação do sertanejo nordestino brasileiro com a face visível da seca. In: Desenvolvimento em Questão. Ijuí: Editora Unijuí, ano 16, n. 42, jan./mar. 2018, p. 269-300.

SERRANO, Jonathas. Farias Brito: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1939.

ZILLES, Urbano. Filosofia da Religião. São Paulo: Paulus, 1991.

ZILLES, Urbano. Panorama das Filosofias do século XX. São Paulo: Paulus, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos