O itinerário da Filosofia Brasileira: reflexões filosóficas do grupo de estudo em Filosofia Brasileira (GEFIBRA)

Autores

  • Sandonaity Monteiro Amorim Júnior

Palavras-chave:

Brasil. Filosofia. Influências. Itinerário.

Resumo

Há aproximadamente dois anos o grupo de estudo em filosofia sistemática brasileira da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) iniciou suas atividades debatendo sobre o itinerário filosófico do Brasil desde a época colonial até a contemporaneidade. Percebeu-se com tal análise que foram os padres jesuítas que deram início e preservaram os discursos metafísicos na filosofia brasileira, entretanto tais debates metafísicos foram ficando muito defasados por conta do apogeu da era tecnicista. Neste sentido, o contexto filosófico brasileiro se viu por muito tempo dominado por pensamentos positivistas, sem que houvesse filósofos que conseguissem reaver solidamente um debate metafísico forte o bastante para barganhar com as correntes positivistas reinantes. Entretanto surgem no século XX dois grandes pensadores que não só trouxeram para o Brasil uma nova base metafísica, como também se apresentam como frutos de uma nova era filosófica brasileira, onde os filósofos são tidos como pensadores mais preocupados em desenvolver uma filosofia mais enraizada na cultura brasileira, além de também deter uma preocupação metodológica.

Referências

CERQUEIRA, Luiz Alberto. A ideia de filosofia no Brasil. Revista Filosófica de Coimbra. Coimbra, v. 20, n. 39, p. 163-192, 2011. Disponível em: <https://www.uc.pt/fluc/dfci/public_/publicacoes/a_ideia_de_filosofia_no_brasil>. Acesso em: 01.abr.2021.

GEORG, W. F. Fenomenologia do espírito. 9ª ed. Tradução de P. Meneses. Petrópolis: Editora Universitária São Francisco, 2014.

OLIVEIRA, C.M.R. Metafísica e ética. A filosofia da pessoa em Lima Vaz como resposta ao niilismo contemporâneo. São Paulo: Loyola, 2013. (Coleção Estudos Vazianos).

OLIVEIRA, Manfredo A. A religião na sociedade urbana e pluralista. São Paulo: Editora Paulus, 2013.

OLIVEIRA, Manfredo A. A Filosofia na Crise da Modernidade. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

OLIVEIRA, Manfredo A. Diálogos entre Razão e Fé. São Paulo: Editora Paulinas, 2000.

SEVERINO, Antônio J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. 6ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

VAZ, Henrique C. Lima. O pensamento filosófico no Brasil de hoje. 1961.

VAZ, Henrique C. Lima. Antropologia Filosófica I. 12ª ed. São Paulo: Editora Loyola, 1991.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos