O papel da (inter)subjetividade vaziana na sociedade brasileira: uma busca pela politização do ethos em tempos de Covid-19

Autores

  • Daniel da Silva Vieira
  • José Gleison Silva Carlos

Palavras-chave:

Subjetividade. Intersubjetividade. Sociedade. Ethos. Covid 19.

Resumo

Esse artigo abordará a questão do ser humano nas relações que o constitui como ser chamado à totalização. Toma-se como instrumento de trabalho a ampla problemática mundial da pandemia do Covid 19 para tornar visível algo que novamente repercute: o grande debate sobre a subjetividade em seus parâmetros sociais, erroneamente interpretado com reducionismos. Utilizando-se do pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz, no qual se baseia, principalmente, de Santo Tomás de Aquino e da dialética hegeliana, proporcionaremos um outro olhar para essa realidade que pode ser dita como de extrema importância para o futuro do próprio ser humano e também da sociedade na qual ele está inserido. Nas linhas que se seguem abordaremos primeiramente uma comparação entre a subjetividade e a intersubjetividade, as suas relações e suas dependências, e depois suscitaremos uma redescoberta do sentido da existência que engloba liberdade e singularidade pela utilização do caráter ético das relações amplamente verificados num ethos social bem definido.

Referências

AQUINO, São Tomás. O ente e a essência. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

DOWELL, João Augusto Mac. Ética e direito no pensamento de Henrique de Lima Vaz. Revista Brasileira de Direito Constitucional (RBDC), n. 09, jan./jun. 2007.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A fenomenologia do Espírito. Tradução de Henrique Claudio de Lima Vaz. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1992.

KOYRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o niilismo. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores).

SOUSA. Maria Celeste de. O conceito de comunidade segundo Lima Vaz. Theoria Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre, v. 2, p. 17-33, 2010.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia filosófica I. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1998.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992. (Coleção filosofia; 22).

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos filosóficos IV. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos