O papel da (inter)subjetividade vaziana na sociedade brasileira: uma busca pela politização do ethos em tempos de Covid-19
Palavras-chave:
Subjetividade. Intersubjetividade. Sociedade. Ethos. Covid 19.Resumo
Esse artigo abordará a questão do ser humano nas relações que o constitui como ser chamado à totalização. Toma-se como instrumento de trabalho a ampla problemática mundial da pandemia do Covid 19 para tornar visível algo que novamente repercute: o grande debate sobre a subjetividade em seus parâmetros sociais, erroneamente interpretado com reducionismos. Utilizando-se do pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz, no qual se baseia, principalmente, de Santo Tomás de Aquino e da dialética hegeliana, proporcionaremos um outro olhar para essa realidade que pode ser dita como de extrema importância para o futuro do próprio ser humano e também da sociedade na qual ele está inserido. Nas linhas que se seguem abordaremos primeiramente uma comparação entre a subjetividade e a intersubjetividade, as suas relações e suas dependências, e depois suscitaremos uma redescoberta do sentido da existência que engloba liberdade e singularidade pela utilização do caráter ético das relações amplamente verificados num ethos social bem definido.
Referências
AQUINO, São Tomás. O ente e a essência. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
DOWELL, João Augusto Mac. Ética e direito no pensamento de Henrique de Lima Vaz. Revista Brasileira de Direito Constitucional (RBDC), n. 09, jan./jun. 2007.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A fenomenologia do Espírito. Tradução de Henrique Claudio de Lima Vaz. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1992.
KOYRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o niilismo. 5ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores).
SOUSA. Maria Celeste de. O conceito de comunidade segundo Lima Vaz. Theoria Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre, v. 2, p. 17-33, 2010.
VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia filosófica I. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1998.
VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992. (Coleção filosofia; 22).
VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos filosóficos IV. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.