Subjetividade e alteridade nas teias literárias de Patativa do Assaré: traços de um ethos e uma ética da responsabilidade
Palavras-chave:
Ética. Ethos. Subjetividade. Alteridade. Patativa do Assaré.Resumo
Este texto tem a pretensão de expor uma reflexão acerca da relação de subjetividade e alteridade presentes na poesia de Patativa do Assaré e, a partir dessa relação, apresentar e refletir sobre os pressupostos que nos permitem pensar o Ethos e uma Ética a partir de sua obra. O presente texto pauta-se em um método fenomenológico, no qual, por meio de um recorte bibliográfico realizamos uma análise dos textos, artigos, livros e, sobretudo, da poesia de Patativa do Assaré e a apresentação do Ethos de vida apresentado pelo bardo citado. Para tanto, apoiaremos nos conceitos de Subjetividade e Alteridade apresentados por Emmanuel Levinas e no conceito de Ethos e Ética apresentado por Lima Vaz. Inicialmente, podemos afirmar que a poesia Patativa nos oferece subsídios para pensar um Ethos que se enraíza e se forma no chão seco, na Terra, no Oikos do Homem Sertanejo onde este constrói a sua subjetividade. Portanto, a Poesia de Patativa, não apenas apresenta a formação da subjetividade do homem em suas relações mais essenciais de sensibilidade como, também, se torna o testemunho profético anunciando o Outro sofredor que interpela o compromisso e a responsabilidade Ética do Mesmo.
Referências
ALVES, Marcos Alexandre. Levinas e a Fenomenologia: das intenções ao desejo. PERI, v. 05, n. 01, p. 01-15, 2013.
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: Filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2014.
ASSARÉ, Patativa do. Ispinho e Fulô. Fortaleza: Hedra, 2001.
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina: cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.
BERNARDES, Cláudio T. T. A Ética da totalidade em Emmanuel Lévinas – uma contribuição atual ao discurso da Moral Cristã. Revista de Cultura Teológica, v. 20, n. 78, abr./mai. 2012. Disponível em: http://revista.pucsp.br/index.phd/culturateo/Article/view/14447. Acesso em: 25.out.2019.
BRITO, Antônio Iranildo Alves de. Patativa do Assaré: porta-voz de um povo: as marcas do Sagrado em sua obra. São Paulo: Paulus, 2010.
COELHO, Wandenberg de Oliveira. A Responsabilidade a partir de Emmanuel Levinas: Dimensão de concretude ética para nosso contexto. Recife, 2007. 90f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal de Pernambuco, 2007.
GONÇALVES, Hegildo Holanda. A saída do ser [manuscrito] a ética de Emmanuel Levinas como crítica à Ontologia Clássica. Fortaleza, 2010. 117f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal do Ceará, 2010.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito: Diálogos com Philippe Nemo. Lisboa: Edições 70, 1982.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1980.
MARTINELLI, Águeda Vieira. A responsabilidade como fundamento da Ética. Kinesis, v. VII, n. 15, dez. 2015, p. 271-281.
MARTINS, Rogério Jolins. Introdução à Lévinas: pensar a Ética no século XXI. São Paulo: Paulus, 2014.
MELO; Nélio Vieira de. A Ética da Alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. Lévinas e a reconstrução da subjetividade ética: aproximações com o campo da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 57, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v1957/v19n57a10.pdf. Acesso em: 26.out.2019.
NUVENS, Plácido Cidade. Patativa e o Universo Fascinante do Sertão. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 1995.
ΟΊΚΟΣ. In: PEREIRA; Isidro. Dicionário Grego-Português e Português-Grego. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1976.
OLIVEIRA, J.; BORGES, W. Ética de Gaia: ensaios socioambiental. São Paulo: Paulus, 2008.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de Oliveira. Os desafios da Ética Contemporânea. Revista THEMIS, v. 6, n. 2, 2016.
PAULA, Maria Bernardete Gonçalves de. Ética e Transcendência: Análise da Intersubjetividade levinasiana. Fortaleza, 2000. 282f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual do Ceará, 2000.
SANTOS, M.; GUIMARÃES, T. Alteridade, Ética e Linguagem no pensamento de Levinas. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 40, n. 2, p. 369-380, 2014.
SANTOS, Kleber Pereira dos. A Visão Existencialista da criação Literária por JeanPaul Sartre. Manuscrítica. São Paulo, n. 13, p. 73-94. jan./2005.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura? Petrópolis: Vozes, 2015.
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.