Logos e cultura: ontologia fundamental

Autori

  • Katarina Albuquerque de Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

Parole chiave:

Logos. Linguagem. Tradição. Cultura.

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal expor dois conceitos-chave para a compreensão da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer: logos, que aqui será tratado de dois modos distintos, como diálogo e enquanto linguagem em sentido amplo, e o conceito de tradição, o qual Gadamer elabora uma reabilitação. Desde sua origem, o homem é situado no interior da filosofia como uma questão, pois não há outro vivente que se iguale enquanto portador de possibilidades. Não nascemos completos e, em outras palavras, não somos, estamos sendo, somos inacabados, contingentes, finitos. Assim, a condição humana enquanto ser finito é a condição de possibilidade para que o homem se desenvolva e, assim, estabeleça valores e representações.

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, Giorgio. O aberto: o homem e o animal. Tradução de Pedro Mendes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

ALMEIDA, Cleber Raniere Ribas de. O aberto: O homem e o animal de Giorgio Agamben – Uma tentativa hipertextual. Pensando Revista de Filosofia. Teresina, v. 4, n. 8, p. 1-30, 2013.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Antônio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Vega, 1998.

CORETH, Emerich. Questões fundamentais de hermenêutica. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1973.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15ª ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II. Tradução de Ênio Paulo Giachini. Revisão da tradução de Márcia de Sá Cavalcante Schuback. 6ª ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco 2011.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A metafísica do ser primordial: L.B. Puntel e o desafio de repensar a metafísica hoje. São Paulo: Edições Loyola, 2019.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 4ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Sobre a fundamentação. 2ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997.

PEREIRA, Viviane Magalhães. Compreensão e tradição: a primazia do princípio da “história continuamente influente” na obra Verdade e Método de Gadamer. 129f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-graduação em Filosofia Dissertação, Fortaleza, 2012.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-07-07

Fascicolo

Sezione

Artigos